Curiosidades interessantes sobre livros!

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações - Henry David Thoreau.”
 Olá! Hoje trago um post um pouquinho diferente, estava vendo pela internet algumas curiosidades sobre esse fantástico mundo literário que todos amamos 💕 e me deparei com algumas bem interessantes, então resolvi trazer aqui para quem ainda não conhece!


- Existe um livro de quase 5500 páginas falando sobre Barack Obama: considerado o maior livro do mundo, “The Collection, Obama and Pluralism”, escrito por Damien Dematra tem quase 5500 páginas e trata sobre a vida de Barack Obama.
 
- Uma enquete realizada pelo Clube do Livro da Noruega, envolvendo cerca de uma centena de grandes nomes da literatura internacional, decidiu em 2002 que o melhor livro de todos os tempos é Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.  
- Existe um prédio em formato de livro na Alemanha. Na Biblioteca Alemã (Deutsche Bücherei), em Leipzig, você pode encontrar um prédio anexo à biblioteca em formato de livro. Uma verdadeira obra de arte da arquitetura, e uma parada obrigatória para turistas fanáticos por livros.
- Os EUA possuem uma livraria para cada 15 mil pessoas. No Brasil, existe uma para cada 70 mil habitantes.
- O livro mais caro do mundo chama-se The Birds of America (Os Pássaros da América)
É uma variada coletânea de ilustrações de pássaros feitas por John James Audubon (1 785 – 1 851), um naturalista do século XIX. Ele foi arrematado num leilão por 11,5 milhões de dólares.
- A maior biblioteca do mundo atualmente é a biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Ela possui mais de 144 milhões de itens diferentes, disponíveis em cerca de 470 idiomas. Acredite se quiser, mas ela possui “apenas” 32 milhões de livros catalogados.  
- Na Idade Média, os livros eram produzidos por monges copistas. Como o própria nome indica, copiavam os manuscritos página por página. Detalhe curioso: muitos monges copistas era analfabetos
.  
- Bíblia é uma palavra de origem grega cujo significado é “rolo” ou “livros”. Ela vem de Biblos, provavelmente por cauda da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiros utilizados na produção de livros.  
 - Foi São Jerônimo (Eusebius Hyeronimus) quem chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de “Biblioteca Divina”. Ele traduziu a Bíblia para o latim. Um detalhe interessante: São Jerônimo é o padroeiro dos bibliotecários e tradutores.
- O escritor mais traduzido do mundo é o inglês William Shakespeare. Sua obra foi traduzida para mais de 110 idiomas.
- O autor brasileiro mais traduzido é Paulo Coelho. No total, os livros escritos por Coelho tiveram 1077 traduções. Os outros autores mais traduzidos são, por ordem: José Saramago, Jorge Amado, , Eça de Queirós, José Mauro de Vasconcelos e Clarice Lispector.  
- O primeiro livro de Paulo Coelho, intitulado Arquivos do Inferno, passou despercebido pelo público. Outro livro do escritor brasileiro, cujo título era Manual Prático do Vampirismo, foi recolhido pelo próprio autor, por achar que não conseguia dar uma explicação satisfatória para o mito do vampiro. O livro sumiu das prateleiras e, no que depender do autor, jamais será reeditado.  
 - Jorge Amado é um dos escritores brasileiros mais traduzidos no mundo.  No total, Teve suas obras traduzidas 420 vezes. É também um cujo obra recebeu mais adaptações. Terras do Sem-fim, Tieta do Agreste e Gabriela, por exemplo, viraram novelas transmitidas em horário nobre.  
- Aldous Huxley, autor do clássico Admirável Mundo Novo narrou suas experiências com alucinógenos num livro chamado As Portas da Percepção. Aliás, você sabia que o nome do grupo de rock The Doors foi inspirado no livro As Portas da Percepção?  
- Também foram as drogas (em especial o ópio e haxixe) que inspiraram o poeta Charles Baudelaire a escrever Os Paraísos Artificiais, uma reflexão sobre o uso de substâncias alucinógenas. 
 
- O escritor brasileiro Ryoki Inoue publicou mais de 1100 obras usando 39 pseudônimos. Um recorde digno do Guiness Book! Inoue chegava a escrever um capítulo inteiro de um livro durante uma ida ao banheiro.  
- Hercule Poirot, personagem criado por Agatha Christie  aparece em 33 livros da escritora. Miss Marple, outra conhecida personagem de Christie, foi inspirada na avó da autora. 
 
- Com o intuito de pôr fim às aventuras do detetive Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle resolveu matar seu personagem. Ele, porém, não contava que a morte de Sherlock causaria comoção entre os milhares de fãs espalhados pelo mundo. Os protestos foram tantos que obrigaram o autor a ressuscitar seu famoso detetive.  
- O Dia Nacional do Livro  é comemorado em 29 de outubro. O Dia do Livro Infantil é lembrado em 18 de abril (aniversário de Monteiro Lobato).

13 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Tamara Mansur disse... [Responder comentário]

Olaa! Tudo bem?
Que post mais interessante! Adoro ver essas curiosidades!! Amei esse prédio da Alemanha! Queria poder conhecer essa maior biblioteca do mundo! E que curioso o melhor livro ser dom quixote! Nunca li, mas agora preciso né hehe
Beeijo

http://lecaferouge.blogspot.com.br/

Alice Duarte disse... [Responder comentário]

Oiii Patricia

Que legal essa livraria em forma de livro na Alemanha, achei super original.
Sobre o Sherlock eu ja sabia...haha, imagina o escritor ter que ressuscitar o personagem tamanho a furia dos fãs diante da morte dele.
Da Biblia e também sobre Paulo Coelho ser um dos mais traduzidos já sabia. Outros fatos são novidade pra mim e achei super interessante.

Beijos

aliceandthebooks.blogspot.com

Teca Machado disse... [Responder comentário]

Fatos muito interessantes!
Alguns eu sabia, principalmente sobre a Bíblia, mas a maioria é coisa nova!
Livro de 11,5 milhões de dólares?
Uau!!!!
E o cara que escrevia um capítulo numa ida ao banheiro? Hahahaha

Beijooos

www.casosacasoselivros.com
www.livrosdateca.com

Click Literário disse... [Responder comentário]

Oi! Muitas curiosidades legais, adorei o prédio em formato de livro. Bjos <3

Seguindo o blog!
Click Literário

Lara Borges disse... [Responder comentário]

Amo posts informativos. Essa sobre o William Shakespeare eu já tinha conhecimento, porém as demais eu desconhecia. Achei um máximo esse prédio no formato de livros.
Beijos
https://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com.br/

Thainara Amorim disse... [Responder comentário]

Oe!
Eu sabia sobre algumas curiosidades, mas outras me surpreenderam haha nunca que eu sabia desse livro escondido do Paulo Coelho hahaha e esse senhor que escreveu 5500 páginas sobre o Obama? Uau.
Beijos
Se Esse Mundo Fosse Meu

Nessa disse... [Responder comentário]

Oie
Que post legal, eu adorei as curiosidades. Ai queria conhecer todas estas bibliotecas, que sonhooo.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Hey I'm With The Band disse... [Responder comentário]

Eu não gosto de ler, mas adoreeei esse post!
Muito interessante e cheio de curiosidades. Coisas que eu nem imaginava!
Adorei <3

http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

@Alice Duarte Sobre o Sherlock acehi super legal! hahaha Imagina a fúria mesmo, pro autor ter que ressuscitar! kkkkk Já tinha lido alguns livros dele há muito tempo atrás, mas não sabia dessa! O do Paulo Coelho e da Bíblia já sabia tbm, mas achei super interessante colocar aqui.
Fico feliz que tenha gostado!
Beijo!

Amiga Delicada disse... [Responder comentário]

Existe padroeiro dos bibliotecários e tradutores? Carambaaaa acho que 90% das curiosidades eu não sabia! Amei o post!

Bjinhos,
❥ AmigaDelicada.com.br

Jessica Andrade disse... [Responder comentário]

Olá,
Adorei os fatos sobre livros. A maioria não conhecia, mas esse livro de 5500 deve ser enormeeee.
Adorei.

Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com.br

Esther De Sa disse... [Responder comentário]

Olá Patricia, tudo bem?
Amei o post! Algumas curiosidades eu já sabia porque sou estudante de biblioteconomia...hahaha. Mas tem outras que eu adorei saber. Adoraria conhecer esse prédio na Alemanha.
Beijos!

http://excentricagarota.blogspot.com.br

Diana Canaverde disse... [Responder comentário]

Oi Pati, tudo bem?
Menina do céu, eu adorei as curiosidades, mas cofesso que fiquei bem surpresa com a biblioteca em forma de livro, achei um máximo e fiquei babando por um tempão na foto... também fiquei pensando nos números referente as quantidade de bibliotecas para a quantidade de habitantes, e claro aqui no Brasil esse número é triste, bem triste mesmo! Xero!!!

http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo