A Menina Que Não Sabia Ler (John Harding)



Livro: A Menina que Não Sabia Ler
Editora: Leya
Autor:John Harding
Ano: 2010
Número de páginas: 288
Título original: Florence and Giles

Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Resenha: Esse livro tem uma estória realmente incrível! Cheia de suspense com uma temática um pouco mórbida. No começo parece que nada vai acontecer, é apenas uma menina, Florence de 12 anos, que mora num casarão no século 19, com seu irmão Giles de 8 anos (ela e Giles são irmãos de mães diferentes), e os empregados da casa que cuidam dela e do irmão. A casa é mantida por seu tio, que na verdade nunca apareceu, apenas deixou as crianças na casa após ficarem órfãos.  Florence é proibida de aprender a ler, uma regra de seu tio, que no início também não tem uma explicação, mas ao longo da estória é possível descobrir o porque dele não gostar que meninas saibam a ler. Florence é a narradora do livro todo, então você só tem a perspectiva dela do que acontece, e ela começa a contar que sempre quis ler, e começa isso devagar, já que sabe que ninguém naquela casa vai ensiná-la, ela começa a observar enquanto um dos empregados lê o jornal, e vai perguntando a ele o que diz uma palavra aqui ou ali. Mas Florence acaba achando em um dos cômodos da casa uma grande biblioteca, e aí começa sua aventura, de ler escondido, fugir dos empregados carregando livros e os escondendo em seu quarto, e ao mesmo tempo lida com a ida de seu irmão para a escola, ela nunca se viu sem o irmão e nesse momento fica realmente aterrorizada de que algo possa acontecer a ele. Mas o menino tem dificuldade de aprendizado, e acaba voltando para casa para ser alfabetizado lá mesmo, e após a morte de sua primeira preceptora em um acidente no lago do casarão, lhe é enviada uma nova preceptora, a Sra Taylor, e é aí que a história começa! Flor logo não gosta dessa nova preceptora, e fica óbvio que a Sra Taylor também não gostou nem um pouco dela. Flor acha que ela é algo maligno que foi enviada para fazer mal a Giles e leva-lo para longe dela. Flor tem pesadelos com ela todas as noites, mas será que realmente são pesadelos? E se tudo for real? Ela realmente quer o mal do menino? Quem realmente é a Sra Taylor? E qual a verdadeira história de Florence e Giles? No fim você não terá resposta para muitas dessas perguntas, o autor monta a história de uma maneira que você lê à procura de respostas, mas no fim, você é quem terá que tirar suas próprias conclusões, você é quem terá que deduzir o que realmente aconteceu. Enfim, para aqueles que amam mistério, com uma estória meio sobrenatural com certo suspense psicológico, com certeza deve ler esse livro, pois irá atingir todas as expectativas!



21 comentários. Clique aqui para comentar também.:

dany disse... [Responder comentário]

Gostei mt da resenha! comprei esse livro semana passada,vou lê-lo assim que possível :)

Patricia disse... [Responder comentário]

Que bom que gostou! Você não vai se arrepender, a história é realmente fantástica! Eu pelo menos adorei! :D

Anônimo disse... [Responder comentário]

Puxa, Patricia... Q legal q vc deixou o link para download... Vou ler com certeza!!!
Obrigada!

Lívia Rocha
Era Uma Vez - Conversa Entre Romances
http://eraumavezconversaentreromances.blogspot.com.br/

Patricia disse... [Responder comentário]

Leia sim, o livro é realmente muito bom! Aaah, e venha visitar o blog mais vezes, e assim que ler não esqueça de vir compartilhar sobre o que achou! Beijo!

Aline Coelho disse... [Responder comentário]

Também li esse livro esse mês e adorei. Leia minha resenha lá no blog, ok!!!
As respostas assim como vc falou não estão nomeadas no final do livro, mas com certeza estão nas entrelinhas. Adorei o clima do livro e as mensagens dele.
Parabéns pela resenha!!!!! Beijos.

Leituras, vida e paixões!!!!

Patricia disse... [Responder comentário]

Gostei bastante desse livro tbm! E já li sua resenha, que aliás, eu amei! Realmente, as respostas estão nas entrelinhas, e a história é realmente cativante!

Tamiris Leitão disse... [Responder comentário]

Eu me lembro muito bem que li esse livro em tempo recorde, cerca de no máximo 3 horas. Não que a história tenha sido excelente, mas a leitura prendia totalmente. Quando você termina o livro, vê que ficaram inumeras perguntas soltas, e você se vê na obrigação de reler o livro pra responder tudo. E quando responde ver a magnitude do livro. Simplesmente adorei. E a sua resenha coloca isso da melhor forma, super direta e bem feita. Parabéns.

Patricia disse... [Responder comentário]

Eu tbm li ele bem rápido (não tanto como vc kkk), e realmente, não posso falar que é o melhor livro que li nem que a história é perfeita, mas ela te prende tanto que é impossível parar! E realmente, quando vc termina não sabe quem tá mais doido, você ou a Flor kkkk a história é bem doida mesmo, vou reler ele novamente para ver se entendo! Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijo!

ludmillaneres disse... [Responder comentário]

Eu iria comprar esse livro no submarino, mas acabei desistindo. Deve imaginar o meu arrependimento (ele estava apenas por 10 reais). De qualquer forma eu baixei em pdf. Obrigada pela resenha e obrigada por disponibilizar o download.
http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

Patricia disse... [Responder comentário]

Eu gosto bastante desse livro, a história é meio doida mas é muito bom! hahhaa aah mas as vezes ele volta na promoção, quando der a louca no submarino quem sabe ele não fica 10 reais de novo. Mas baixe em PDF sim, vc vai gostar!

Carine Cristina disse... [Responder comentário]

É uma leitura que prende, li em menos de 3 dias. Gostei, mas admito que Florence deu medo kkkk.
Beijo (:

Patricia disse... [Responder comentário]

Ahaam! Li super rápido também, é impossível parar! Isso é verdade, a Flor me dá medo! kkkkk
Beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Já tinha ouvido falar deste livro e o nome me despertou a curiosidade!
Depois dessa resenha, quem sabe não me animo na leitura?! :)

um beijo
Lara

http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

Patricia disse... [Responder comentário]

Leia sim, é meio louquinho e no fim vc tá louca junto, mas é muito interessante! kkkkk
Beijo!

Mari Ramos disse... [Responder comentário]

Eu também li esse livro, se não me engano no ano passada. Amei a forma que a autora prende você ao enredo e faz você criar várias questões ao longo de todo o livro.

O único problema é que ODIEI o final com todas as forças do meu ser. Várias das minhas dúvidas ficaram sem respostas e por mais que eu revisse o texto a única coisa que me ajudaria a responder essas perguntas seria dizer que a menina era, também, esquizofrênica.

Adorei várias sacadas da autora mas a ausência de respostas para outras deixaram em mim um vazio muito grande. Gosto de livros onde todas as pontas são fechadas.

Ele me surpreende? SIM, com certeza.
A leitura é envolvente? SIM, com certeza.
Eu recomendaria? Não, porque no fundo a ausência de fechamento das tais pontas me fez não gostar dele.

Patricia disse... [Responder comentário]

Entendo bem o seu lado! Acho que todos que leram também acha isso, a história é muito boa, e a autora nos deixa meio louca com tudo aquilo, mas é uma leitura que te prende, mas aquele final é revoltante mesmo, quando terminei não acreditei que ela tinha feito aquilo. Eu acho que a menina era esquizofrênica, é a única solução que vejo, mas vai saber o que se passava pela cabeça da autora né kkkk
Beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

parece otimo i bem intriganti tambem e sem duvidas misterioso ja q tem q usar a imaginacao p o final do livro

Mari Ramos disse... [Responder comentário]

Pois é patrícia.rs. Eu estava pronta para dar 5 estrelinhas "com louvor" para ele no Skoob até que li o final. kkkk

Para falar a verdade, eu esperava que ela fosse colocar a menina com alguma doença neurológica ou sei lá o que associada àqueles cocôs de pombos em que ela tanto pisava quando estava descalça. Se tivesse posto essa explicação o final até me faria ainda mais sentido, mas sem uma explicação "lógica" ficou muita coisa em aberto.

Podemos deduzir esquizofrenia, claro... mas mesmo assim somos nós forçando a mão na escrita da autora pois ela não chegou a deixar isso realmente claro em lugar nenhum. Ou será que era a isso que ela queria nos induzir com as "cenas" do espelho?

Patricia disse... [Responder comentário]

Eu tbm estava assim Mari, até o final! kkkk Não sei se o autor não conseguiu dar um final digno e deixou daquele jeito ou se simplesmente quis nos deixar no escuro, a verdade é que não tivemos respostas né! Mas eu acredito mesmo em esquizofrenia, mas como vc disse, ele pode der deixado isso implícito em algumas cenas, como na do espelho que vc mencionou, vai saber né! Queria bater um papo com esse autor! kkkkk

Anônimo disse... [Responder comentário]

eu tenho esse livro e o volume2 dele,realmente muito bom

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu fui a unica que percebi que a srta. Taylor é a mae do Giles???
Naquela hora que ela acha a biblia e a foto, aquela foto era a mesma da do livro, com o pai deles, giles bebê e a moça com o rosto cortado, que la vemos que na verdade era a srta. Taylor!!! Por isso ela queria Giles!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo