O Apanhador de Sonhos (Stephen King)

"E as vezes a gente não crê em outra coisa senão nas trevas. E aí, como é que a gente segue em frente?".
Título: O Apanhador de Sonhos
Autor: Stephen King
Editora: Objetiva
Páginas: 814

Sinopse: O Apanhador de Sonhos une, numa mesma história, terror, amizade e ficção científica. O cenário é a pacata cidade de Derry, no Maine. E é lá que quatro garotos presenciam uma cena chocante: Duddits, um menino portador de síndrome de Down, é torturado por uma gangue de adolescentes. Num ato de coragem os quatro conseguem salvar a vida do indefeso menino. O que os amigos não ficam sabendo é que Duddits é um menino especial, com poderes para penetrar na mente de outras pessoas e compartilhar pensamentos e lembranças. Uma espécie de apanhador de sonhos. Em pouco mais de duas décadas, esse encontro será fundamental para salvar a vida de toda uma cidade. Uma floresta do Maine, 25 anos depois: os quatro, agora homens, mais uma vez se encontram diante de uma cena que os atormenta. Um homem aparentemente perturbado solta frases desconexas sobre luzes vindas do céu. Em meio à noite, os sussurros soam como uma terrível profecia que se concretiza. Seres alienígenas invadem a cidade de Derry, matando gente, bichos e vegetação. Assim como o apanhador de sonhos, capturam mentes. Menos a de Duddits. E ele, que tem a mesma capacidade especial dos asquerosos e malignos extraterrestres, será o único que poderá salvar a cidade dos alienígenas e, conseqüentemente, impedir que agentes do FBI levem a cabo o plano de dizimar toda espécie viva da região e afastando, definitivamente, a ameaça que veio do espaço.

Resenha: esse livro é demais! Mesmo não sendo o melhor que li do autor, ele é simplesmente perfeito! No começo você lê tão rápido, que em poucos dias cheguei à página 250, mas parece que depois dá uma esfriada na história e tudo fica confuso (mas calma que tudo tem uma explicação! hahaha), depois a história retoma o rumo e volta a ser uma leitura bem rápida. Como em todos os livros do autor, vemos algumas características bem típicas, como a morte de muita gente e o fato de King sempre dizer que essa pessoa vai morrer antes mesmo dela morrer. Outro fato que reparei ser característico de seus livros é que ele sempre coloca um cara malvado que só fala de Deus mas que na verdade mata sem pensar e diz ser necessário e que a pessoa agora vai jantar ao lado de Deus. O outro livro que li dele, Sob a Redoma, também tem esse tipo de personagem, que mata e depois fala "Glória a Deus!", na verdade acho que é o tipo de maníaco assassino preferido do King. 
Agora falando um pouco da história ela tem tudo o que uma boa história precisa (pelo menos na minha opinião): terror, aflição, suspense, ficção científica e nossos queridos amiguinhos alienígenas! Sim, eu tenho medo de bichinhos de outros planetas, apesar de nunca ter visto um, graças a Deus! Mas não sou muito fã deles, mesmo gostando de histórias sobre eles. Se bem que minha visão sobre eles mudou um pouco depois de ler O Apanhador de Sonhos, você aprende muitas coisas com King, inclusive fazer um estoque de bacon para o caso de aparecer um ET na sua casa para uma visitinha (quem leu ou vai ler vai me entender depois). 
A história se passa no Maine, onde as vidas de quatro garotos: Henry, Jonesy, Beaver e Pete estão prestes a mudar para sempre. Ao ir para um antigo galpão ver a foto de uma menina com a saia levantada, King safadinho, os meninos encontram um grupo de garotos prestes a fazer um indefeso menino com síndrome de Down chamado Douglas ou Duddits, como preferir, comer cocô de cachorro seco. Num ato de coragem, que nenhum tinha, pois os garotos eram bem maiores que eles, as crianças só sentiram que isso era necessário, e no fim acabam conseguindo salvar o pobre garotinho, e à partir daí suas vidas mudam para sempre.
Essa amizade durará muitos anos, e farão muitas coisas juntos, inclusive descobrir terem uma ligação diferente, uma ligação telepática com Duddits, tanto que conseguem salvar uma garotinha graças a isso. Mas depois de um tempo cada um toma sua vida e se afastam de Duddits, mesmo Duddits nunca se afastando deles. Os garotos continuam se reunindo uma vez por ano para se encontrar em uma cabana na floresta para caçar, mas dessa vez será diferente, eles terão que enfrentar o mais puro terror para tentar sair vivo disso tudo. Alienígenas invadem o planeta, e os quatro, agora homens, descobrem que somente Duddits poderá salvar aquela cidade toda da morte. Esses ETs trouxeram com eles uma substância chamada de byrus, capaz de se alastrar pelo corpo de sua vítima e formar uma "fuinha de merda", que é como eles a chamam, que é gerada dentro de seu hospedeiro e vai o comendo por dentro até sair pelo ânus quando estiver pronta (sim, é mega nojento!).
Bom, não vou contar mais para não acabar com a graça, mas tem muito, muito mais nesse livro, são 800 páginas de pura emoção! Se bem que no fim eu fiquei meio confusa, acho que o livro tem muito mais coisas do que aquilo que percebi, afinal King é um gênio! Pretendo ler o livro novamente um dia para tentar encontrar essas respostas. Como sempre digo: quem lê King não se arrepende, então o que você está esperando que ainda não começou?

Filme: o filme foi lançado em 2003 e pelo que assisti dele, não é nada parecido com o livro, tanto que foi mal recebido pela maioria dos críticos, eu só assisti a primeira meia hora, mas pretendo assistir-lo inteiro ainda. Esse é o elenco do filme para quem gosta de saber:
- Morgan Freeman (Coronel Abraham Curtis)
- Thomas Jane (Dr. Henry Devlin)
- Jason Lee (Joe "Beaver" Clarendon)
- Damian Lewis (Gary "Jonesy" Jones)
- Tom Sizemore (Capitão Owen Underhill)
- Timothy Olyphant (Pete Moore)
- Donnie Wahlberg (Douglas "Duddits" Cavell)
- Ingrid Kavelaars (Trish Oservich)
- Alex Campbell (Richie Grenadeau)
- Chera Bailey (Rachel Mendol)
- Shauna Kain (Josie Rinkenhauer)
- Campbell Lane (Gosselin)
- Ty Olsson (Sargento Andy Janas)


39 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Silvana Sartori disse... [Responder comentário]

Karamba, tenho que te dar os PARABÉNS, porque quando eu ganhei esse livro eu tinha 14 anos e só li as primeiras páginas e ABANDONEI. Eu não consegui de forma alguma ler esse livro. Achei a narrativa um pouco cansativa e também porque toda hora eu não sabia qual dos personagens estavam falando e quando era os momentos que estavam pensando. Nossa, dei o fim nesse livro. Mas como eu era nova e não sei como eu veria esse livro hoje. E realmente ele é ENORME.
Mas ele deve ser bom. Não li o resto porque não aguentei mesmo (risos)
Mas sua resenha ficou muito boa viu?
Porque eu nem saberia o que aconteceu no restante do livro (risos)
Se cuida linda

lovereadmybooks.blogspot.com.br

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Eu sei como é isso, também peguei ele para ler quando eu tinha uns 13 anos e abandonei pelo mesmo motivo que você kkkk aí, depois peguei para ler de novo e me surpreendi! Você devia fazer o mesmo, agora com mais maturidade a gente vê as coisas com outros olhos né hahaha
Ele é bem grandinho sim, mas vale a pena! Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha!
Beijo! <3

Juliana Ramirez disse... [Responder comentário]

Acredita que eu ainda não li nada do autor ? Sei que ele é fantástico, mas não tenho nada dele :( Estou morrendo de vontade de ler os seus livros, e esse parece ser muito bom..
Mas como você disse, ele não é o melhor né ? Será que é melhor começar por outro? Nem vou assistir o filme também, já que ele não parece com o livro e tal, prefiro não me desanimar rs.
Adorei a sua resenha!

http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br
espero a sua visita (:

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Não acredito! Aaah mas vc tem q fazer isso logo heeim! hahahah Leia sim, não tem como se arrepender! Eu te aconselho a ler Sob a Redoma, é um pouquinho maior mas eu amei demais! Tanto que na resenha que fiz dele eu falo que para quem nunca leu King ele é uma ótima opção para começar.
Não assite não, depois q vc ler o livro aí sim! hahaha
Que bom que gostou, fico feliz!
Beijo!

Mirelle Marques disse... [Responder comentário]

Oi Patrícia!!

Esse livro parece ser muito bom! Eu já peguei um livro do Stephen para ler, mas acabei deixando de lado. Esse ano quero dar mais uma chance e se gostar, acho que lerei esse! Eu me lembro desse filme, mas vagamente...também tenho a impressão de que não tem nada a ver com esse livro! rsrsrs

Beijinhos
blog-belavida.blogspot.com (meu mundo em tons pastéis)

Diana Canaverde disse... [Responder comentário]

Olá Patricia, tudo bem?
Eu gostei muito de sua empolgação nessa resenha. Achei super válido tudo o que você disse. Stephen é maravilhoso... apesar de nunca ter lido nenhum livro dele (tá pode me bater) eu sempre gostei das séries dele... vivia assistindo a todo custo... Pela narrativa desse livro com aliens e tudo mais sei que vou gostar... coloquei como desejado só assim eu compro logo rsrsrs. Xero!!!!!

http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

Natasha Yeva disse... [Responder comentário]

Na minha lista de leituras,mais do que nunca!
bjs

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá Mih! Ahh de outra chance ao King, ele merece u.u kkkk
Esse é um ótimo livro para ler sim, e acho que como ele é enorme tiveram que tirar algumas coisas e fazer modificações na hora de fazer o filme, então acho que não ficou muito bom por isso, mas não posso falar muito, como eu disse, só assisti o começo dele.
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá Diana! Que bom que gostou! Fico empolgada quando falo dos livros que gosto kkkk Ele é realmente impecável, tanto na escrita quando na trama toda que ele arma na criação da história. Leia algum livro dele, vc não vai se arrepender! Se não ler vai apanhar sim! u.u kkkk Isso mesmo, histórias com aliens são sempre boas! kkkk
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Isso mesmo, leia sim, é um ótimo livro! hahaha
Beijo!

Aline Coelho disse... [Responder comentário]

Patrícia querida como sempre adoro saber sua opinião sobre os livros e essa resenha não foi diferente adorei suas observações. Mas confesso que não pretendo ler esse livro a princípio, tem outros do mesmo autor que tenho mais curiosidade. Também não gostei nada do filme, mas enfim valeu pela dica. Bjos

Leituras, vida e paixões!!!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Obrigada Aline, é muito bom saber que vc gosta do BMB *-*
Eu tbm não aconselho a ler ele, pelo menos não antes de ler outros do King, que são bem melhores! Mas como eu disse a história desse tbm é boa, mas não a melhor. Vou assistir o filme ainda para ver o que acho, só assisti o começo então não sei bem fazer uma comparação, mas pelo que ouço não é muito bom não.
Beijo!

Helena Dias disse... [Responder comentário]

King rules!! Amooo!! rs
Esse não é meu favorito dele, mas é um dos melhores, na minha opinião.
Como você disse, é pura emoção do começo ao fim!!

Ótima resenha. Parabéns!!
Beijos
http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

Inês Gabriela A. disse... [Responder comentário]

Uau, se você elogiou tanto o livro e ele ainda nem é o melhor do autor, imagine o melhor! Você realmente parece ser muito fã do trabalho dele, eu já tinha ouvido falar, mas nunca li nada e nem sabia d existência desse livro.

memorias-de-leitura.blogspot.com

Camila Solli disse... [Responder comentário]

Oi Patrícia!

Stephen King é o cara para mim! Eu simplesmente amo os livros dele, e já li vários. Estou louca para ler O Apanhador de Sonhos e assistir o filme. Vou dar uma olhada na locadora hoje! Ou na internet mesmo!

Adorei a resenha de ambos. Parabéns querida!

Beijoocas,
Camila Solli

http://quantaaudacia.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Não tem como não amar né? hahaha
Como eu disse, tbm não é o melhor que leio dele, mas é muito bom tbm!
Obrigada, fico feliz que tenha gostado!
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Para vc ver! kkkk Só posso dizer que ler King é viciante! Os livros dele são o máximo, e mesmo o pior é perfeito se é q vc me entende! kkkkk
Leia algum livro dele, vc não vai se arrepender!
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá Camila! King é demais mesmo não? Somos duas apaixonadas por King então! hahahaha Leia o livro primeiro, o filme pelo que ouvi ficou péssimo, eu só assisti o começo, então não sei falar, mas leia o livro sim!
Obrigada, fico feliz que tenha gostado!
Beijo!

Letícia Araujo disse... [Responder comentário]

Parece ser um bom livro.
Gostei da resenha,
Beijos, Letícia
http://refugiodarealidade.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

É um ótimo livro sim, que bom que gostou!
Beijo!

Pâm Possani disse... [Responder comentário]

Do autor até agora só li O nevoeiro que é bem pequenininho em comparação a esse. Sim, safadinho kk mas a história parece ser boa desse apanhador de sonhos, fiquei curiosa omg mas ele vai ter que esperar um pouco minha fila kkk
Não tem como não amar <3
Um beijo!
Pâm - interruptedreamer.com

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Quero ler esse tbm, fiz o download dele para ler em formato digital mesmo, mas assim como vc ele terá q esperar um pouco na fila kkkkk O King sempre coloca algumas "safadisses" nos livros dele né? hahahaha
Beijo!

Ellis Fernanda Monteiro da Costa disse... [Responder comentário]

Oi Patricia!
Não li nada do autor... Pois é.... Mas não me culpe, culpe minha mãe pois ela acha que eu to gastando dinheiro de mais com os livros este mês e que não vai comprar mais nada até Fevereiro, só por que eu comprei 10 livros (coisa que acontece todo mês) e ainda vou comprar mais 4.
Não me interesso por nem um livro dele, mas quero muito ler Carrie a Estranha.
Este livro como todos os outros do autor, não me prendeu a atenção, ainda mais por que eu li você mencionar a palavra ET, a parti dai nem quis mais ler a resenha, odeio ETS não suporto!
Mas cada um tem seu gosto, e pelo visto você ama o autor...
Tem resenha nova lá no Blog, confere lá:
http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/2014/01/mr-darcys-diary-amanda-grange.html
Beijos!

Aritana Turquete disse... [Responder comentário]

Oi. Te indiquei em uma tag:
http://meuinteriorinfinito.blogspot.com.br/2014/01/tag-4-selo-versatile-blogger-award.html
Beijos.

meuinteriorinfinito.blogspot.com

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá! Aaah, que pena que ainda não leu nada, tenta ler Carrie mesmo, vai que vc gosta. Gosto mesmo do autor e tbm gosto de livros sobre aliens e os do King sempre trás novas informações sobre eles que até a ciência desconhecia kkkkk Pode deixar, vou lá ver sim :)
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá! Obrigada pela indicação, mas já tenho essa TAG aqui no blog :)
Mas valeu por lembrar do BMB!
Beijo!

Carlos Magno Silva disse... [Responder comentário]

Parece ser realmente um bom livro. Mais um dos livros do Stephen King que entram pra lista dos meus "vou ler". Caraca, esse homem é um gênio! Já conhecia o filme mas nunca assisti. Curti sua resenha :)

http://cantinadolivro.blogspot.com.br

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá Carlos! Tbm estou assim, só adicionando livros do King à minha lista! kkkk Como vc disse, ele é um gênio, e é quase impossível parar de ler seus livros!
Fico feliz que tenha gostado!
Beijo!

Alana Homrich disse... [Responder comentário]

Oi Patricia, tudo bem?
Confesso que já tentei ler este livro, mas o abandonei. Foi uma das primeiras experiências com o autor e fiquei um pouco chateada comigo, mas como você falou, dá uma esfriada na história depois de algumas páginas e eu acabei ficando por lá mesmo. Não entendia muita coisa, tinha muita prova pra estudar e deixei ele de lado e fui ler coisas mais leves e entendíveis, hehe.
Porém achei a trama bem legal, e assisti ao filme para entender um pouco mais. Claro que achei meio estranho e também não o recebi bem, mas ao menos matou um pouco da minha curiosidade, hehe.
Mas que bom que gostasse da história! Ainda pretendo retomar a leitura com mais calma algum dia.

Beijos,
alanahomrich.blogspot.com.br

Kel Araujo disse... [Responder comentário]

Oi Pat, tudo bem?

Ainda não li nenhum livro do Stephen King, apesar de reconhecer que ele é um grande autor de suspense. Acho os livros dele muito caros e isso desanima um pouco. Gostei da sua resenha. Não sabia que tinha um filme.

beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá Alana! É como eu disse, não é um dos melhores do autor, mas eu achei um bom livro sim, vc devia tentar ler de novo! Vi lá no seu blog que você está lendo um do King, e fico feliz que não tenha desistido do autor, acho ele ótimo! O filme não é muito bom mesmo, mas os livros sempre são melhores né!
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá Kel! Vc deveria arriscar, ele é um ótimo autor mesmo! São caros mesmo, tanto que os que tenho são edição bolso, comprei 3 na americanas por 2,80 cada, é só achar algumas promoções que aí compensa! hahaha
Beijo!

Juliane Costa disse... [Responder comentário]

Oi Patricia (:
Gostei MUITO da sua resenha, e gostei muito da história do livro também. Pareces ser meio assustador hahaha, mas parece ser muito interessante!
Já ouvi muito sobre o King, mais nunca tive a oportunidade de ler os livros dele. Depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler um livro dele.

Estou seguindo o seu blog. Beijos
www.somosliterarias.blogspot.com

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá Ju! Fico muito feliz que tenha gostado, obrigada! É um pouco assustador sim, afinal esse é o tema que o King mais gosta né! hahaha
Mas leia algum livro dele sim, todos são ótimos e não tem como se arrepender!
Beijo!

Carine disse... [Responder comentário]

Olá Patrícia! Ótimo o seu texto e a sua resenha :D
Há tempos vi o filme e brevemente pretendo ler o livro, King realmente sabe como lidar com o suspense, que é a categoria que mais gosto em livros e filmes.
Abraços!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá Carine! Que bom que gostou! Leia o livro sim, são sempre melhores que os filmes né! hahaha
Beijo!

Ana Lucia disse... [Responder comentário]

oi patricia eu amei sua resenha o livro parece muito interessanti numca li nada deste autor mas min deu muita vontade de lelo ah i eu amo livros assim como esse bem comprido so tem um problema o preco kkkkkkkkkkkk mas parabens a forma como voce escreve desperta a curiosidade

Anônimo disse... [Responder comentário]

O Apanhador de Sonhos é muito bom. Você sofre com a história dos amigos. Para variar, neste livro como em outros do King você se vê fazendo parte da história, sofrendo com os personagens. Esse livro, na minha opinião só não é melhor que Saco de Ossos que pra mim é um dos melhores do King.
Ps: Não assistam a minissérie Saco de Ossos. É muito tosca.

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

O Apanhador de Sonhos é realmente muito bom, mas não achei um os melhores do King, gostei bastante de O Cemitério e Sob a Redoma. Ainda não li Saco de Ossos, mas está na minha listinha, desse ano não passa! hahhaha
Não sabia que tinha uma minissérie, mas convenhamos, os livros são sempre melhores!
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo