Golem e o Gênio - Helene Wecker

“Vivera tanto tempo na expectativa de sua morte que contemplar o futuro era como estar à beira de um abismo, encarando o vertiginoso impacto do céu.”

Autora: Helene Wecker
Páginas: 514
Editora: Darkside

Sinopse: Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva.
“Ele balançou a cabeça. “Um homem pode desejar algo por alguns instantes, mas uma grande parte dele rejeita esse desejo. Você deve aprender a julgar as pessoas por seus atos, não por seus pensamentos.”
Comentários: o que me atraiu nesse livro foi a quantidade de páginas e o tipo de história. Amo livros grandes e nunca havia lido nada das culturas árabe e judaica, esse livro prometia ser fantástico e realmente foi! Eu estava esperando uma boa história, mas sem criar muitas expectativas, mas ao longo da fábula fui notando o fascinante mundo criado por Helene.
"De volta à Washington Street, ele caminhou penosamente até a oficina de Arbeely, sentindo-se como se estivesse preso em um único dia que se esticava como vidro derretido”.
Enredo e Narrativa: na história conhecemos duas criaturas míticas em pleno século XX. De um lado temos a Golem Chava, para quem não sabe, golem é uma criatura feita de barro da cultura judaica, que tem uma força descomunal e fará de tudo para proteger seu mestre. Eles também são considerados muito imprevisíveis, então todo cuidado é pouco. Só que Chava foi criada com outro propósito, ela não teria a função de exercer trabalho braçal, mas sim seria criada para se casar com seu meste, então eram necessárias características diferentes de um golem comum.

O velho feiticeiro Yehudah Schaalman não medirá esforços para criar a golem perfeita para o corrupto Otto Rotfeld, um jovem atraente mas também muito arrogante, o que fazia com que fosse solteiro. Depois de criada, Otto e a golem partem em um navio para Nova York, a intenção era acordar a golem somente quando chegassem, mas o jovem não consegue resistir à tentação e acaba a acordando no navio, o que ele não sabia, é que teria uma doença a bordo e viria a falecer, deixando a golem perdida numa cidade grande e sem mestre algum para comandá-la.

A sorte da Golem muda quando ela encontra o rabino Avram Meyer, que reconhece sua verdadeira face e se oferece para ajuda-la a sobreviver a esse mundo caótico que ela acabou de conhecer. O rabino então lhe dá o nome de Chava e ela a partir desse momento vai viver com ele.
No mesmo momento em que Chava se adaptava a esse estranho mundo, o latoeiro libanês Boutros Arbeely recebe uma encomenda de Maryam Faddoul, esposa de Sayeed, com quem tem um café na Washington Street, na Pequena Síria. Ela lhe trouxe uma linda garrafa de cobre para restaurar.

O que Boutros não sabia, era que a a garrafa servia de prisão à um djim há muito anos (sim, um djim é um gênio) e ao começar a restauração, ele acaba o libertando de sua prisão. O latoeiro então o ajuda a sobreviver no século XX, lhe dando casa, emprego e um nome, dali em diante o djim seria conhecido como Ahmad.

O livro então segue assim, a cada capítulo vamos descobrindo um pouco mais da história de cada um dos personagens, como estão se adaptando e o que estão achando disso tudo, mas a história não para por aí, o destino do djim e da golem estão bem próximos de se cruzarem, e essa é sem dúvida a melhor parte!

Também vamos conhecendo mais dos personagens secundários, que são tão bem construídos quanto os personagens principais, vamos nos apaixonado cada vez mais por alguns deles e também tendo cada vez mais raiva de outros!

Enfim, tudo isso que escrevi é um resumo beeem básico do que acontece na história, vocês não tem ideia de quantos personagens e quantas histórias ainda tem para conhecer! O livro é fascinante, muito bem construído e com uma leitura deliciosa!
“Deixe ver se entendi corretamente”, disse o Djim a certa altura. “Você e seus parentes acreditam que um fantasma que vive no céu pode atender seus pedidos.”
Conclusão: são poucos livros que considero como meus favoritos, mas sem dúvidas Golem e o Gênio está entre eles! É uma leitura maravilhosa, onde você se perde em pleno início do século XX e esquece de tudo à sua volta, só quer saber de mergulhar ainda mais fundo nessa história, afinal não é sempre que vemos o encontro de duas criaturas míticas tão diferentes uma da outra! Uma mistura de história árabe e judaica que super recomendo para todos, impossível não se apaixonar por cada página do início ao fim!

16 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Glamourosas de Rosa disse... [Responder comentário]

Que livro maravilhoso. Me interessei e já quero ler.

http://www.glamourosasderosa.com/

Sávio França disse... [Responder comentário]

Oi, Patricia.
Já tinha visto o livro por aí, mas nunca me interessei muito pela história. A única coisa que me chama atenção no livro é a edição da editora Darkside. Atualmente, os livros da editora contam com uma edição maravilhosa.
Talvez eu dê uma chance para o livro futuramente.

Abraço e boas festas!
Tudo Online

Minhas Escrituras disse... [Responder comentário]

Oi Pati, tudo bem??
Haha.. digo o mesmo que é vivo sempre aparece... antes tarde do que nunca... saudades de seu cantinho.... menina eu tinha uma outra ideia sobre a fantasia deste livro... eu achei bem interessante a história... eu sou bem cabreira com fantasia... mas fiquei curiosa com esta... xero!!!

https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá!!!
Muito lindo seu blog!!!!
Gostei do post!
Seguindo aqui!!!

http://diariodalulu.blogspot.com.br/

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi, Patricia!
Nunca li nada sobre a mitologia judaica e árabe, então deve ser muito interessante *o* Adorei sua resenha e gostei de você ter explicado a história de uma forma mais simples, pois imagino que devem ser centenas de nomes diferentes ahhahaha Beijinhos, Beatriz.

O Diário de uma Escritora Iniciante

Nessa disse... [Responder comentário]

Oie
Este livro chama muito minha atenção, ele é diferente de tudo que eu já li. To esperando uma promoção para comprar.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

Amiga Delicada disse... [Responder comentário]

Acho super interessante livros sobre mitologia :D não tem como ficar sem mergulhar de cabeça na historia! Mas confesso que esse livro ainda não li.

Bjinhos,
❥ AmigaDelicada.com.br

Carol disse... [Responder comentário]

Eu já ouvi falar sobre esse livro, mas não lembro onde. Parece um livro super diferente e eu fiquei curiosa para ler!
Beijos
BlogCarolNM
FanPage

Alice Duarte disse... [Responder comentário]

Oiii Patricia

Já estava apaixonada pela capa desse livro faz tempo, super chamativa e de um bom gosto absurdo de lindo.
Bom saber que a historia não fica atrás, essa é a primeira resenha que leio do livro.
Certamente vai pra minha listinha, parece ser um livro que realmente vale a pena conferir.

Beijos

resenhaatual.blogspot.com

Alexandre Koenig de Freitas disse... [Responder comentário]

Oi Patricia,
Já tinha visto algumas resenhas do livro e a premissa até me parece interessante, mas ainda assim tenho um pé atrás. Fico meio desconfiado com livros muito grandes, pq as vezes não há necessidade de tantas paginas para o desenvolver da estória e o autor só fica enrolando.
Mas seu entusiamos é tão contagiante, que nao descartei a possibilidade de vir a ler.
Abraço,
Alê
www.alemdacontracapa.blogspot.com

Renata Bonasio disse... [Responder comentário]

Olá Patrícia! Amei seu blog, muito lindo! Vi que ficou bastante tempo sem postar, não faça isso! Continue nos mostrando suas leituras! Já estou te seguindo!
bjs

Amor por Livros

Silvia Pereira disse... [Responder comentário]

Olá!
Eu adorei sua resenha,principalmente os pontos abordados por você, confesso que estava com o pé atrás com esse livro. Agora, eu o colocarei em minha de livros para ler.

Beijos!


https://www.instagram.com/sonhadorap/

Miriã Mikaely disse... [Responder comentário]

Oi, Patricia. Vou te contar que nada nesse livro me atrai rsrs eu não sou fã de histórias desse gênero, ainda mais se elas tiverem tantas páginas até porque somente na sinopse eu me perdi e fiquei confusa. Ás vezes acho que alguns livros simplesmente não foram feitos para a gente, mas fico muito feliz que tenha gostado.
Beijo! Leitora Encantada
Participe do Sorteio de Natal, ainda dá tempo!

Gabriela Soares disse... [Responder comentário]

Que incrível essa história! Parece ser bem diferente de tudo que eu já li, sabe? Não é bem o meu estilo de leitura (na verdade nem um pouco), mas é legal dar chance a livros diferentes e o seu ânimo com a leitura me cativou haha
Um beijão,
Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

Patricia disse... [Responder comentário]

@Renata Bonasio Obrigada Renata! É fiquei um bom tempo sem postar mesmo, mas por cauda da faculdade, como estava no último ano a correria foi grande, mas agora não vou mais abandonar o blog, amo isso aqui!
Beijo!

Cláudio Cabral disse... [Responder comentário]

Oi Patrícia!
Comecei a ler esse livro mais pro meio do ano e confesso que a leitura não me empolgou,não sei se era o momento certo de ler,então resolvi deixar ele de lado por enquanto.....mas como vejo tantas pessoas falando super bem,pretendo dar mais uma chance.
Que bom que você se apaixonou pela história!Me incentiva ainda mais a voltar a lê-lo :D
Abraços!

http://livreirocultural.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo