Jogos Vorazes (Suzzane Collins)

Trilogia: Jogos vorazes
Autora: Suzzane Collins
Editora: Rocco
Número de Páginas: 397

Sinopse: o livro acompanha Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive em um mundo pós-apocalíptico, em um país chamado Panem - localizado onde estaria a América do Norte. O país é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada chamada Capitol, que realiza anualmente os Jogos Vorazes, para lembrar as pessoas sobre a revolta que aconteceu vários anos atrás, os Jogos são um lembrete do poder da Capital, nesses Jogos, um garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, de cada um dos doze distritos do país são selecionados através de sorteio para participar de uma batalha televisionada em uma arena da qual apenas um deles deve sair vitorioso e sobreviver.

Resenha: a história começa no Dia da Colheita, o dia mais temido por todos os habitantes dos distritos de Panem, é o dia do evento anual, onde será escolhido um garoto e uma garota de cada um dos doze distritos para participarem dos Jogos Vorazes. 
Antes haviam 13 distritos, só que o 13 acabou se rebelando contra a Capital, e acabou sendo destruído, e para lembrar os outros distritos que se rebelar não leva à nada e para lembrá-los do que houve com o distrito 13, caso desejem fazer isso novamente, eles criaram os Jogos Vorazes, que é televisionado para que toda Panem assista.
Katniss vai à floresta, que supostamente é para estar com a cerca elétrica ligada 24h por dia, mas nunca está, isso permite que ela possa caçar na floresta, impedindo que sua família passe fome, junto com Gale, seu melhor amigo, ou como ela diz: "Gale se tornou meu confidente, alguém com quem eu podia dividir os pensamentos que eu nunca podia dar voz dentro do muro. Quando estava fora na floresta com Gale... Às vezes eu era feliz de verdade". O Distrito 12 é responsável pela produção de carvão, cada um dos 12 distritos na verdade é responsável pela produção de algo que é enviado para a Capital, a grande potência que vive cheia de luxo, enquanto muitos dos distritos passam fome. É com a caça que Katniss mantém sua família: sua mãe e Prim, pois o pai morreu em uma exploão na mina de carvão. Prim está apavorada, pois é seu primeiro ano participando da seleção, então Katniss lhe dá um broche de um tordo que comprou no mercado, para que se lembre de que nada de mal vai lhe acontecer.
No Dia da Colheita, há um pote com nomes das garotas e um com os nomes dos garotos. Para o nome ir parar lá, é preciso se inscrever para o "teserae" onde se ganham grãos e óleo para alimentar a família e em troca seu nome é colocado no sorteio, e muitos acabam fazendo isso várias vezes para não morrerem de fome. Prim, a irmã de Katniss colocou seu nome apenas uma vez, mas no Dia da Colheita, Effie (excêntrica companheira dos tributos do Distrito 12 vinda diretamente Capital que acompanha os tributos desde a Colheita até o momento em que entram nos Jogos Vorazes) diz a famosa frase dos jogos vorazes: "E que a sorte esteja sempre à seu favor", mistura os papéis e acaba sorteando o nome de Primrose Everdeen. Só que Katniss não pode permitir isso, que sua irmã mais nova morra na arena, e se voluntaria para ir em seu lugar, e assim a garota do distrito 12 está escolhida. Já entre os garotos, o sorteado acaba sendo Peeta Mellarck, o filho do dono da padaria local, e Katniss o conhece de tempos atrás, quando estava morrendo de fome em meio à chuva, e Peeta joga a ela um pedaço de pão queimado que era para  alimentar os porcos. Os tributos tem então um último contato com a família, o adeus, então Prim entrega para Katniss o broche de tordo, e a faz prometer que ganhará os jogos e que voltará para casa. 
E assim partem para a Capital, para os 74º edição dos jogos vorazes, onde encontrarão os tributos dos outros distritos e lutarão, mostrando suas habilidades para conseguir patrocinadores, com a ajuda de Haymitch (mentor de Katniss e Peeta), o único ganhador dos jogos do distrito 12. Ao chegarem à Capital vêem todo o luxo e sofisticação daquele lugar, vêem que enquanto passam fome, lá eles tem tudo em excesso.
No dia da Cerimônia de Abertura, o estilista do Distrito 12, deixa os tributos fabulosos, com as roupas como se estivesse em chamas, mesmo não sendo fogo de verdade, e isso encanta todos da platéia, o que os ajudará muito durante os jogos na arena. 
Quando chega o dia da entrevista, Peeta faz uma grande revelação, que mudará todo o curso da história, algo inédito em todos os jogos, que ajudará ele e Katniss a se manterem vivos, pelo menos por enquanto.
Enfim, é uma história fabulosa! Onde é mostrado os dois lados: de um lado a riqueza e do outro aqueles que passam fome, a mercê do destino, e que trabalham para alimentar os esbanjadores. O presidente de Panem, cujo nome é Snow, tenta através do medo dominar as pessoas e fazer com que elas não entrem em conflito com a Capital, mas que continue trabalhando para sustentá-los, pois como ele mesmo diz: "A única coisa mais perigosa que o medo é a esperança"O dia dos jogos chega, Katniss então escuta a voz de Claudius Templesmith ( locutor dos Jogos Vorazes) dizer: "Damas e cavalheiros, deixem o septuagésimo quarto Hunger Games começarem!”, e percebe que à partir daquele momento é tudo ou nada, ou ela mata ou morre, afinal como regra dos jogos, só terá um vencedor, mas será mesmo? Enfim, a história é cheia de aventura, e muitas surpresas! Katniss é realmente uma guerreira, toda sua força e garra permitem que ela sofra, chore, se desespere, mas ainda assim nunca desista! Por fim, só tenho a desejar que leiam, gostem e que nunca se esqueçam: "que a sorte sempre esteja à seu favor!" _|||_



Estou disponibilizando o Download de Jogos Vorazes para quem quiser. :)


10 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Ana Paula Abs disse... [Responder comentário]

Preciso muuuito ler essa trilogia.
Assisti os filmes e ainda não li, que vergonha. ^^

Adorei o blog.

www.livrosechimarrao.blogspot.com.br

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Se você assistiu os filmes e gostou, vai amar os livros!
Que coincidência, acabei de entrar em em blog e comentar e assim que entro no meu tem um comentário seu kkkkk
Mas leia sim, vc vai se apaixonar!
Beeijo!

Lerissa Kunzler disse... [Responder comentário]

Adorei sua resenha, super completa! (adorei o blog também).
Li esse livro há pouco tempo e adorei a história, quero logo ler o segundo. hehehe Demorei muito para ler esse livro, nem sei porquê.
Beijos e parabéns pelo blog! :D
http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Que bom que vc gostou! Obrigada! Você precisa ler em chamas então! Na verdade achei em chamas melhor que jogos vorazes, tanto o livro quanto i filme, tem mais emoção! hahahah
Beijo!

Marina Assis disse... [Responder comentário]

Adorei sua resenha! Ganhei recentemente a trilogia do meu namorado e estou louca para iniciar a leitura, ainda mais porque o filme me deixou louca querendo saber o que aconteceu. haha

http://ninassis.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Obrigada! Comece a ler logo, vc vai amar! São perfeitos, o triste é quando acaba e vc sabe q não terá mais :'(
Pelo menos ainda terá dois filmes né! hahahah
Beijo!

Aline Coelho disse... [Responder comentário]

Adorei essa série, estou terminando a leitura do ultimo da trilogia, mas meu favorito com certeza é Em chamas.

Leituras, vida e paixões!!!!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Meu favorito tbm é Em Chamas, sem dúvida! Tanto o livro quanto o filme, agora só falta assistir A Esperança e esperar que tbm seja perfeito! *-*
Beijo!

Gabriel Luan disse... [Responder comentário]

Eu acho que sou a única pessoas do mundo que gosta mais dos filmes que dos livros, pelo menos nos que li e vi até hoje. Jogos vorazes e em chamas, prefiro o filme. Tem muito mais ação, que é o que eu particularmente gosto.

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Não posso falar o msmo, prefiro muito mais os livros! hahah e realmente, vc é uma das únicas pessoas que conheço que prefere o filme kkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo