Desventuras em Série - Lemony Snicket

"O mundo as vezes pode parecer um lugar hostil e sinistro, mas acreditem: existe muito mais bondade no mundo do que maldade, só precisam procurar com vontade. E o que podem parecer desventuras em série na verdade pode ser o primeiro passo de uma jornada".
Livros da Série:
Mau Começo - 152 páginas
A Sala dos Répteis - 184 páginas
O Lago das Sanguessugas - 192 páginas
Serraria Baixo-Astral - 176 páginas
Inferno no Colégio Interno - 200 páginas
O Elevador Ersatz - 232 páginas
A Cidade Sinistra dos Corvos - 232 páginas
O Hospital Hostil - 232 páginas
O Escorregador de Gelo - 280 páginas
O Espetáculo Carnívoro - 240 páginas
A Gruta Gorgônea - 288 páginas
O Penúltimo Perigo - 320 páginas
O Fim - 312 páginas
Editora: Cia das Letras
Autor: Lemony Snicket pseudônimo de Daniel Handler
Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".
"Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro".
Comentários
Estava interessada por essa série há um bom tempo, tinha visto várias opiniões diferentes sobre ela e decidi tirar minhas próprias conclusões. Para falar a verdade me surpreendi demais! Não esperava por tanto, o que é bom, pois me fez me apaixonar pela série. Pensava que seria mais uma simples historinha infanto-juvenil bem simples e às vezes até bobinha. No começo achei que estava certa quanto a isso, mas ao longo da leitura pude perceber que foi um dos livros mais inteligentes que já li, o autor consegue te prender do início ao fim, e os 13 volumes acabam passando num piscar de olhos. Li a série toda em 20 dias, e olha que são 3040 páginas ao todo!
"A infelicidade segue seus passos como se eles fossem imãs que atraíssem desgraças".
Enredo e Narrativa
Antes de começar só tenho um conselho: se quiserem alguma história feliz, onde tudo sempre dá certo e com finais sempre felizes, procurem outro livro! Em Desventuras em Série acharemos somente desgraça após desgraça.
Tudo começa em Mau Começo, e que mau começo! As crianças recebem a triste notícia que seus pais haviam falecido num terrível incêndio que destruiu toda a mansão Baudelaire. À partir desse momento as vidas das crianças mudam drasticamente, mas com a destreza para invenções de Violet, a inteligência que Klaus adquiriu após ler muitos livros e os quatro dentões grandes e fortes de Sunny, os irmãos estarão preparados para qualquer desventura que possa vir a acontecer.
A cada livro as crianças são levadas à um tutor diferente pelo Sr Poe, um banqueiro que ficou responsável pelos Baudelaire e pela fortuna deixada por seus pais, até Violet, a mais velha dos irmãos, completar a maioridade e receber a fortuna. O Conde Olaf foi o primeiro tutor das crianças, e vai persegui-las até o último livro, sempre em busca da fortuna deixada pelos pais Baudelaire. As crianças vão passando de casa em casa, de tutor em tutor até o sétimo livro da série, onde tudo acaba mudando drasticamente (para pior é claro, afinal são desventuras).
As crianças são obrigadas a cozinhar macarrão a Puttanesca para Olaf e sua trupe; vão para a mansão de um herpetologista e tem que se virar para escapar das garras do assistente do Dr. Montgomery Montgomery; vão para uma casa à beira de um penhasco viver com uma dramática tia que ama gramática e tem medo de tudo, e mais uma vez as crianças tem que encontrar um jeito de se livrar do Capitão Shan; vão trabalhar em uma serraria que serve chiclete como almoço e acabam sendo hipnotizados pelo Dr Owell; e se pensa que acabou está muito enganado! Isso é só um pequeno relato do que acontece nos quatro primeiros livros, tem muita desventuras pela frente!
A partir do quinto livro, as crianças vão descobrindo alguns segredos que envolvem suas vidas e as vidas de seus pais, o que acaba deixando a trama ainda mais emocionante e cheia de mistérios.
Ao longo dos livros vamos percebendo que as crianças levam uma vida cheia de infortúnios, parece que nada nunca dá certo, mas em cada lugar que eles passam, acabam encontrando pessoas boas que se preocupam de verdade com eles, mostrando aquilo que diz no primeiro quote que coloquei lá em cima: existe muito mais bondade no mundo do que maldade, só precisa procurar com vontade. Em todos os livros, percebemos também a união dos irmãos, pode acontecer o que for, eles sabem que podem contar uns com os outros e que nunca estarão sozinhos.
Um elemento sempre presente nos livros é a forte crítica social. onde os adultos não pensam por si próprios e acabam sendo levados pela multidão, diferente das crianças Baudelaire, que são descritos como independentes e que pensam por si só, não se deixando levar pela psicologia da turba ou pressão grupal, como preferir.
O que achei bem interessante e diferente na série, foi que o autor usava muitos exemplos e palavras difíceis, o que era sempre traduzido na frase "uma palavra que aqui significa" ou até mesmo pelo irmão do meio, Klaus, que após ler muitos livros, tinha um extenso vocabulário.
Lemony Snicket afirma em todos os livros que a história é real, e que é seu dever passa-la adiante. O próprio autor faz parte da história, sempre intercalando com a vida dos Baudelaire, ele acaba revelando detalhes do seu próprio passado, que no começo não fazem muito sentido, mas que ao longo dos livros vamos percebendo o real significado daquelas intervenções. No final de cada livro há uma carta ao editor, que revela onde encontrar o manuscrito da próxima história. A carta deixada por Lemony sempre tem uma característica específica haver com o próximo livro e sempre são deixados alguns objetos junto ao manuscrito, que terão algum impacto na história que está por vir.
"Mas apesar desse ambiente pouco convidativo, os jovens Baudelaire afundaram em dúvidas quando, durante um jantar de galinha cozida com batatas cozidas e vagem escaldada — a palavra escaldada que estou usando aqui significa "cozida" —, O Sr. Poe avisou que no dia seguinte eles se mudariam de sua casa".
Alusões (informações retiradas da internet, não foram de minha autoria)
Muitos dos nomes de personagens fazem alusão a outras obras de ficção ou a pessoas reais. Por exemplo, nome dos órfãos Baudelaire é uma referência a Charles Baudelaire, e os nomes de Klaus e Sunny vêm de Claus e Sunny von Bülow, enquanto o nome do sr. Poe é uma referência provável a Edgar Allan Poe (seus dois filhos se chamam Edgar e Albert). Curiosamente, Charles Baudelaire conheceu Edgar Allan Poe, e Allan morreu de uma doença de tossir sangue, enquanto uma característica memorável do sr. Poe ao longo da série é sua tosse severa. Além disso, a maioria ou todos os habitantes da ilha no último livro da série têm nomes de personagens da peça A Tempestade, de William Shakespeare. No quinto livro com o vice-diretor Nero, uma provável referência ao imperador romano homônimo, que, reza a lenda, tocou violino enquanto Roma era incendiada. Outra possível alusão é feita a Isadora Duncan (precursora da dança moderna) nos nomes dos trigêmeos Isadora e Duncan Quagmire. Assim como no quarto livro, o disfarce de Conde Olaf como Dra. Orwell é uma possível referência a George Orwell. O nome da personagem Esmé Squalor é uma possível alusão a um dos contos mais famosos de J. D. Salinger, For Esmé - with Love and Squalor (Para Esmé - Com Amor e Sordidez).
O Filme
Após a leitura dos livros, assisti ao filme Desventuras em Série, que foi lançado em 2004, e contém o enredo dos três primeiros livros. Eu gostei bastante do filme, tem muitas cenas iguais as dos livros, mas também muitas diferenças, como acontece na maioria das adaptações. Eles mudaram vários aspectos da trama, tanto que o final do filme não mostra o que acontece  no final do terceiro livro e sim do primeiro, o que até fez sentido no filme, mas quem conhece os livros sabe que não foi assim que aconteceu. O filme recebeu o Oscar, tendo vencido na categoria de melhor maquiagem e ganhou também o MTV Movie Awards com indicações na categoria melhor vilão  que foi interpretado por Jim Carrey.
Conclusão
Se você conseguiu chegar ao final dessa resenha, percebeu o quanto adorei a história! Lemony Snicket é um gênio, capaz de nos prender cada vez mais à história, que nunca se torna maçante, mas bem desventurada! Acho impossível não se apaixonar pelos irmãos, e até mesmo por alguns dos vilões com seus grandes planos vilanescos. É uma série diferente de tudo o que já li, uma história bem atípica e misteriosa, com todos os elementos que precisa ter uma história de sucesso.

27 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Unknown disse... [Responder comentário]

Caraca não acredito que você tem o box de Desventuras em Série! Sério, que vontade de ir aí e roubar ele de você., é tipo, meu sonho comprar o box, desde que descobri que aquele maravilho filme de 2004 que eu assisti na Sessão da Trade tinha livros. Eu adorei sua resenha, e só me fez ter mais vontade de ler. Assim que juntar o money, vou comprar, nem que parcelo em 10 vezes, hahaha. Beijos
Desfocando Ideias

DESBRAVADORES DE LIVROS disse... [Responder comentário]

Oi, Paty.
Tudo bem?

As opiniões diferentes apenas me deixam mais agoniada para acompanhar o livro e, nesse caso, a série.
Eu já vi em vários lugares, mas ainda não tive vergonha na cara para comprar.
É exatamente por isso que gostei do livro, pelo seu comentário de não ter finalzinho feliz. Vou admitir que acho muito clichê isso e estou à procura de algo diferente e esse livro define isso.
Adorei teu blog. Espero que goste do meu e, se for seguir, nos avise, retribuiremos :D

M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

Leitora Online disse... [Responder comentário]

Olá, tudo bem?
Então.. confesso que conheço a série por conta do filme, mas os livros mesmo eu nunca li. Eu gostei muito da história e é sério que mudaram muita coisa na adaptação? Não sabia!
O escritor é super conhecido e já ouvi comentários bem positivos sobre ele :)

Beijos,
http://leitoraonline.blogspot.com.br

Julia disse... [Responder comentário]

Nunca li Desventuras em Série, mas estou morrendo de vontade de ler algum infanto juvenil. Pela sua resenha, esse deve ser incrível. O problema é que não compensa comprar um por um, e um box de 13 livros é arriscado. haha
Adorei a resenha!

Beijos,
http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

Minhas Escrituras disse... [Responder comentário]

Oi Pati, tudo bem???

Eu nunca tive vontade de ler essa série... já assisti o filme algumas vezes e gostei, mas não tenho interesse de ler o livro. Percebi o quanto você gostou da história e da narrativa... foi bom saber que o filme foi realizado referente aos 3 primeiros livros... poderiam ter continuado porque gostei muito.... Xero!!!

http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

Luiza disse... [Responder comentário]

Adorei a postagem, ainda não vi o filme, acredita? Tenho que ver RSrs
Bjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

Rafaela Hübner disse... [Responder comentário]

Oi! Td bom?

Eu também me encantei com essa série e li num período de tempo parecido com o seu hehe
Simplesmente viciei nas histórias e nos órfãos. Vale muito a pena!

Beijos
Arrastando as Alpargatas

Janaína de Souza Roberto disse... [Responder comentário]

Olá, Patricia, tudo bem?
Já ouvi falar da série, mas ainda não li nada. Achei bacana a origem da criação dos nomes. =)

Beijocas,
Blog | Youtube | Instagram

Ana Karla disse... [Responder comentário]

Eu me interessei pela coleção mais não sabia que não tinha final feliz, vou ver o filme e se eu gostar muito, eu leio ^^

www.byanak.com.br

Aline Coelho disse... [Responder comentário]

Amiga estou adorando esses seus posts de resenhas de séries.
Eu conheci essa série através do filme que achei interessante. Ganhei os dois primeiros livros mas ainda não os li. Estou decidindo se compro (é bem difícil de achar e geralmente são caros) ou se pego emprestado.
Ler seu texto só me deixou mais curiosa. Parabéns pelas leitura e valeu pela ótima dica.
Beijos

Leituras, vida e paixões!!!

Gislaine disse... [Responder comentário]

Oi Patrícia tudo bem? Nunca li esses livros, mas morro de vontade de lê-los só por causa das dedicatórias <3
Sou apaixonada por elas. Mas gostei de conhecer a sua resenha. Me mostrou um pouco sobre o que é a série. Acho que irei gostar de ler <3
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu estou louca pra comprar o box desses livros, mas é tão TÃO caro </3
Já estou seguindo seu blog, seria ótimo se você retribuisse.
Beijos, Tabatha
http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

Paula Lopes disse... [Responder comentário]

Se a gente tem interesse mesmo, vale a pena dar uma chance por que a opinião dos outros é bem diferente! Não sabia que a série era tão boa, acho que vale a pena investir. Tenha um dia abençoado, beijos!

Blog Paisagem de Janela
http://paisagemdejanela.blogspot.com.br

Jessica Oliveira disse... [Responder comentário]

Sério que você tem esse box?! Que sonho!
Quero muito ler esses livros, mas por enquanto não consegui compra-los, espero poder adquiri-los ainda esse ano. Adorei a resenha, ficou super completa e me deixou looouca de vontade iniciar a leitura dessas histórias! kkkkk

Beijos!
Books and Movies
www.booksandmovies.com.br/

Helaina Carvalho disse... [Responder comentário]

Oi! ^^
Já li essa série toda e tenho muita vontade de ler de novo, pois gostei bastante. É uma fantasia, só que não.
Gostei muito do filme também. Pena que não filmaram todos ou fizeram uma trilogia baseada na série, sei lá.

Beijussss;
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
http://hipercriativa.blogspot.com.br/

Michelly Santos disse... [Responder comentário]

Oi Patricia! Meu aniversário é amanhã e eu vou me dar esse box de presente! Já era pra eu ter comprado,mas tô esperando uma promoção boa... Foi muito bom ler sua resenha,pois minha vontade de ter essa série só aumentou! Tô empolgada! hehe

PS: pra celebrar um dos lançamentos cinematográficos mais esperados do ano, tá rolando sorteio do livro Cinquenta Tons de Cinza lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!
http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/01/promocao-cinquenta-tons-de-cinza.html

Tatah disse... [Responder comentário]

Olá!!
Desta série só li o primeiro livro "Mau Começo". Gostei muito, apesar de não ter me despertado o interesse de ler os outros livros. Pretendo no futuro ler a série inteira, mas no momento não está na minha prioridade de leituras.
Bjoss

http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

Cecilia disse... [Responder comentário]

Meu irmão comprou uma vez, mas foi um volume aleatorio e não deu pra se situar bem na historia haha ainda tenho que ler essa saga toda um dia :)

http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu assisti ao filme umas duas vezes, mas não conhecia os livros. Imagina um box com 13? Eu acho que não consigo ler, porque gosto de variar a leitura, então 13 nem pensar hehe. mas é bom quanto gostamos de um tipo de livro e que nos traz surpresas, mesmo não sendo com finais felizes.

http://mundo-restrito.blogspot.com.br

Mih disse... [Responder comentário]

Oi Paty!!

Eu sou apaixonada por essa série até hoje! Amo muito! Tenho todos os livros e também curto muito o filme, pena que não continuaram! Eu lembro até hoje, o dia em que comprei o primeiro exemplar da série. Era pequena e consegui terminar já adulta! Levou bastante tempo, mas ajudou a compor essa história de amor com esses livros! ótima postagem! Deu até vontade de ler novamente!

Beijinhos

Mirelle - meumundeomtosnpasteis.com

www.elianedelacerda.com disse... [Responder comentário]

Não sou ligada em séries, e não me interesso mesmo!
mas obrigada pelas dicas,amiga!
bjus
http://www.elianedelacerda.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Patricia,
Que resenha ótima!!
Fiquei bem curiosa em conhecer a escrita do autor, apesar de não gostar de ler livros com tanta tristeza...
Obrigada pela dica!!
Beijos,

http://versosenotas.blogspot.com.br/

Priih disse... [Responder comentário]

Oi Patricia!
Adorei a resenha, e você realmente devorou os livros!
Fico curiosa pra saber se os irmãos são infelizes até o final da história. Eu gostei muito do filme, e confesso que agora cogitei ler também!
Beijos,

Priscilla
http://infinitasvidas.wordpress.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Nossa, ainda lembro até hoje como senti medo na primeira vez em que vi o filme… rsrs
Puxa, a série é enorme!! Fico curiosa pra saber o final da história, mas é difícil ter tempo de ler mais 10 livros com a minha lista gigante de livros pra ler…. hehe #vidadeleitora
Ótima resenha!
bjos

http://casteloanimado.blogspot.com.br

Lerissa Kunzler disse... [Responder comentário]

Eu já assisti o filme e adorei, embora obviamente deve haver muitas diferenças em relação ao livro!
Adorei conhecer mais sobre a série, deve ser ótima mesmo, você devorou mesmo os livros! hahaha
Ótima resenha!! xD
Beijos, Lerissa K. xD
http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

Unknown disse... [Responder comentário]

Bela resenha, parabéns! Muito completa e informativa.
Já li alguns livros da série, não todos, e gostei bastante. Só acho que se fosse um pouco mais nova, seria melhor ainda; mas não perdeu sua graça. Gostei do filme também.

Beijos,
alanahomrich.blogspot.com.br

Guilherme disse... [Responder comentário]

Bela resenha, eu amo esta coleção. A primeira coleção que eu comprei na minha vida foi Desventuras em série e foi uma das primeiras coleções que eu li completa. Não gostei muito do filme pois ficou muito confuso, acho que eles deveriam fazer um filme por livro como outras séries, eles misturaram tudo e ficou bem confuso. Sem dúvida esta coleção marcou a minha infância

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo