Coração de Tinta (Cornelia Funke)



Livro: Coração de Tinta - Trilogia Mundo de Tinta Vol.1
Autor: Cornelia Funke
Editora: Cia das Letras
Número de Páginas: 437


Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Resenha: Mo sempre gostou de ler, e um dia compra um livro chamado Coração de Tinta, e começa a ler a história para sua mulher Teresa, e é quando o impossível acontece: personagens começam a sair da história e ganham vida, os personagens são os vilões Capricórnio e Basta, além do enigmático saltimbanco Dedo Empoeirado, só que a esposa de Mo, Teresa, e seus dois gatos acabam entrando no livro. Os vilões tentam roubar o livro de Mo, para assim trazer mais personagens a vida, mas não conseguem e acabam fugindo. 
O  tempo passa, Mo não consegue trazer a esposa de volta e uma noite Dedo Empoeirado volta à casa em busca do livro, pois não se sente bem naquele mundo, e também está trabalhando para Capricórnio. Dedo Empoeirado passa a noite na casa de Mo (conhecido também por Língua Encantada). No outro dia , Mo acorda cedo e chama Meggie, dizendo que iam viajar. Meggie pega sua caixa de preciosidades, um baú vermelho (vermelho como papoula, sua flor predileta) onde colocou seus livros prediletos, afinal como ela mesma diz: "É bom ter os próprios livros quando se está num lugar estranho". Mo pega as coisas e as leva para o velho ônibus, reclamando que está muito pesado, aí Meggie diz a frase que o pai sempre usava (que ao meu ver faz todo o sentido do mundo) "Os livros tem que ser pesados, pois o mundo inteiro está dentro deles" (ooown não é linda?). Mo acaba dando uma carona para Dedo Empoeirado, e juntos partem para o sul, na casa de Elinor, a tia de Meg, uma colecionadora de livros, com a casa completamente coberta por livros, arrumados, mas ainda assim distribuídos pela casa toda, inclusive livros de valores inestimáveis (e Elinor tem muito ciúmes de todos eles, parece alguém que conheço hahahaa). A tia é um pouco revoltada também, pois acha que "Alguns dos livros mais incríveis que já foram impressos se perderam porque alguma besta quadrada de um feirante arrancou suas páginas para embrulhar peixes fedidos. Na Idade Média, milhares de livros foram destruídos porque as pessoas cortavam as capas para fazer solas de sapatos ou então queimavam as páginas para aquecer seus banhos de vapor", bom deu para perceber que ela é uma viciada em livros revoltada não? Bom, a partir daí a aventura realmente começa, a luta para parar com o poder de Capricórnio, um homem que adora disseminar o medo para controlar as pessoas, pois para ele "O medo mata tudo, a razão, o coração e até mesmo a fantasia", a luta para trazer Tereza de volta, a luta de Dedo Empoeirado de voltar ao livro e sair daquele mundo estranho. Meg também descobre que possui os mesmos poderes que o pai, e Capricórnio também a quer. Enfim, A história está cheia de aventura, do começo ao fim, e também de certo modo todos bons leitores gostariam de ter os poderes de Meg e Mo, claro que controlando isso, para não levar sua família toda para dentro dos livros e nem trazer vilões à vida, mas enfim, seria legal! hahahaha. Bom, todo bom leitor devia ler Coração de Tinta! A história continua através de outros dois livros, Sangue de Tinta e Morte de Tinta, mas isso fica para uma próxima resenha, por enquanto leiam essa que verão como é viciante!



Também tem o filme, para quem quiser aqui está o trailer:



16 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Sophie Rusiee disse... [Responder comentário]

Eu já vi esse filme, e sou louca pra ler o livro!
Adorei a resenha, e agora fiquei com mais vontade ainda de ler, haha

Beijos

http://boombacereja.blogspot.com.br/

Lí Correia disse... [Responder comentário]

Oi Patrícia!
Você não tem ideia de quantas vezes assisti o filme rs , acho que é um dos que eu mais gostos e eu sofro mais ainda pelo livro kkk Querendo muito!
http://livros-com-pipoca.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Já eu sou o contrário, já vi passando na TV várias vezes, mas quando já tá na metade, por isso acabou q nunca assisti o filme! Mas o livro é perfeito, leia ele sim, certeza q vc vai amar! *-*

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

É muito bom o livro, ainda melhor q o filme, leia ele sim, vc não vai se arrepender! Beeijo!

Cindy Alanis disse... [Responder comentário]

Hey Paty (pode chamar assim?), tudo bem?
Quero loucamente ler esse livro, na verdade a série toda. Só que os livros tem um preço meio salgadinho, estou a espera de uma promoção no submarino pra poder comprar! Eu já viu o filme, mas ainda assim tenho muito curiosidade em relação ao livro! Ótima resenha.
Beijocas,
Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

Eduardo Lopes Prota disse... [Responder comentário]

Oi, Patricia, parabéns pela resenha e pelo blog - são muito bem feitos. Bom trabalho mesmo.
Só vi o filme com o Brendan Fraser, gostei muito da ideia. Certamente vou correr atrás.
Só uma dúvida: pq vc coloca os links pra download? Não é melhor disponibilizar links para a compra dos originais?
Tudo de bom
Eduardo

http://www.infinimundos.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Claro q pode chamar Cindy! É muuito bom, a história é linda, aah ele é perfeito! hahaha eu coloquei ele para download ali, se vc gostar de ler em epub, faz o download, como vc disse, o preço é meio salgado né...
Obrigada, q bom q vc gostou da resenha!
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá Eduardo! Obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog! Já eu nunca assisti o filme, quando vejo que está passando já está na metade.. Mas leia o livro sim, é mto bom! Então, eu coloco para download pois acho q muitas pessoas acabam não lendo os livros que quer pois os preços estão lá em cima, eu por exemplo, quase todos os livros que leio é em epub, então acho legal disponibilizar, para ajudar aqueles que assim como eu gostam de ler, mas acha complicado comprar os livros por conta do preço, a leitura deve ser gratuita, mas é lógico que um livro físico é mto melhor, mas quem gosta de ler sempre arruma um jeitinho né. hahaha
Abraço e volte sempre!

Gabriela Lopes disse... [Responder comentário]

Sou doida pra ler esse livro, a minha amiga é apaixonada e eu acho a sinopse simplesmente a coisa mais linda do mundo, personagens que saem dos livros, imagina isso!
Estou seguindo seu blog :) Beijos.

http://livroscomchadastres.blogspot.com.br

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

A história é realmente linda! E como disse, é o sonho de todo leitor trazer um personagem à vida né! hahahaha
Beijo!

Juliana R. Santos disse... [Responder comentário]

Essa série é realmente encantadora, os três tão entre os melhores que já li, pra mim é leitura obrigatória pra todos que gostam de livros! Muito boa a resenha! Parabéns! To seguindo seu blog!

Beijos!

http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Realmente, concordo com vc: é leitura obrigatória para todos os leitores! Obrigada, que bom que gostou da resenha!
Beijo!

Aline Coelho disse... [Responder comentário]

Patricia sou louca por essa série, mas ainda não consegui comprar devido o valor mas em 2014 quero investir nela, com certeza. Já vi o filme várias vezes e adoro. Parabéns pela resenha, ficou ótima!!!!

Leituras, vida e paixões!!!!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

O preço dos livros é realmente bem salgadinho, tanto que o primeiro eu comprei usado em um sebo e os outros dois tenho em PDF hahaha só assim para ler msmo, são muito caros! Mas invista neles sim, ou dá um jeitinho de ler como eu fiz, mas leia pq vc não vai se arrepender! Beijo!

ludmillaneres disse... [Responder comentário]

Eu amo esse filme! Vou procurar pelo livro agora. Deve ser ótimo.
Beijos!
http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Eu amo esse livro! O filme na verdade nunca assisti, mas vou procurar ver, dizem que é ótimo! Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo