A Floresta de Mãos e Dentes - Carrie Ryan

"Me pergunto se talvez todos os caminhos levam aos Esconjurados. Se isso é um destino ao qual nenhum de nós pode jamais escapar – algo tão certo quanto a morte". 

Título: A Floresta de Mãos e Dentes
Série: A Floresta de Mãos e Dentes
Autora: Carrie Ryan
Editora: Underworld
Páginas: 298

O mundo de Mary é um mundo de verdades simples. A Irmandade sempre sabe o que é melhor. Os Guardiões protegem a todos. Os Esconjurados jamais descansam. E você deve sempre tomar cuidado com a cerca que percorre o perímetro do vilarejo; a cerca que protege o vilarejo da Floresta de Mãos e Dentes. Mas, lentamente, as verdades de Mary estão se desintegrando. Ela está aprendendo coisas que nunca quis saber a respeito da Irmandade e seus segredos, dos Guardiões e seu poder, e dos Esconjurados e seu desespero. Quando a cerca é violada e seu mundo é atirado no caos, Mary deve escolher entre sua vila e seu futuro - entre seu amado e o homem que a ama. E ela deve enfrentar a verdade a respeito da Floresta de Mãos e Dentes. Pode existir vida em um mundo cercado por tanta morte?

Resenha: a história nos é contada por Mary, uma jovem que vive cercada em seu próprio mundo após a praga da infecção zumbi ter assolado o mundo. Ela aprendeu desde pequena, que sua aldeia era habitada pelos últimos sobreviventes, que enquanto as cercas aguentassem, eles estavam seguros dos mortos-vivos que ficavam dia e noite tentando destruir a cerca. Sua aldeia é comandada pela Irmandade, que diz que é preciso temer a Deus para se manter a salvo do que está lá fora, afinal tudo isso aconteceu ao mundo pois os homens pararam de obedecer a Deus.
Mas apesar de desde que nasceu ouvir essas histórias da Irmandade, sua mãe lhe contava outras histórias. Lhe dizia que no mundo lá fora existia um oceano repleto de água, que você nem sequer conseguia ver onde terminava, e que não havia sido tocado pelos Esconjurados. Essa crença era a única coisa que dava à Mary certa esperança e fé.
Até que certo dia sua mãe acaba morrendo, e Mary como já tem idade para se casar e ter filhos, precisa se amarrar à alguém - a amarração é como um casamento, no qual os casais depois de amarrados, devem viver juntos para sempre. Harry acaba lhe propondo casamento, mas Mary acaba recusando, por estar interessada em outro homem, o irmão de Harry, Travis, que já propôs casamento à Cass, sua melhor amiga. Mary acaba indo para casa, mas é rejeitada pelo seu irmão Jed. Não tendo mais para onde ir, ela acaba entrando para a Irmandade, e lá descobre verdades sobre o mundo de fora, percebendo então que seu lugar não é na aldeia, que ela precisa correr atrás da única coisa que lhe dá esperança: o oceano.
Eu gostei bastante do livro, apesar de ser sobre zumbi e já ter lido vários livros com o mesmo tema, esse é diferente, principalmente a maneira como a autora "humaniza" os esconjurados, ela não os trata somente como seres sem vida que merecem ser mortos sem piedade, ela nos mostra que eles já foram alguém e que já tiveram uma vida antes de serem mordidos. Teve algumas coisas que não gostei muito, Mary, por exemplo, em alguns momentos chega a ser muito irritante e dramática, mas sua garra em chegar até o oceano e descobrir o que tem depois das cercas me motivou a continuar a leitura. É muito difícil me emocionar com algum livro, mas cheguei a chorar com esse, a autora escreve muito bem, e até um momento que não é assim tão triste se torna emocionante. Algumas partes são realmente bem desesperadoras, que faz você querer entrar no livro para ajudar, o que dá uma emoção á mais na leitura. Alguns personagens achei desnecessários, mas talvez eles venham a servir para alguma coisa nos livros seguintes.
Uma coisa que gostei bastante foi do final, fiquei curiosa para saber o que vêm depois, é aquele típico final que acaba bem no momento que você quer saber o que vai acontecer. Mas fiquei meio desapontada, afinal o livro é de 2011 e até agora não saiu a continuação. Mais um livro da editora Underworld com o qual fico desapontada, acho difícil sair uma continuação, o jeito é procurar o livro em inglês para terminar a leitura e parar de ler séries da Underworld.
Enfim, eu aconselho a leitura, até mesmo para aqueles que tem medo de livros de zumbi, afinal não classifico esse livro como terror, seria mais fantasia que terror em minha opinião.

9 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Bruno Oliveira disse... [Responder comentário]

Quando eu tinha visto a sinopse do livro eu já havia ficado bastante interessado e agora após ler sua opinião o meu interesse por esse livro está bem maior.

Unknown disse... [Responder comentário]

Nossa, to louco pra ler esse livro, e com a tua resenha então... Já coloquei na minha wishlist de aniversário!

Dá uma passada lá no meu blog!

http://umaodisseianaestante.blogspot.com.br/

Kel Araujo disse... [Responder comentário]

Oi, Pat, tudo bem?

Confesso que não curto livros sobre zumbis, então acho que não ia gostar muto deste livro =( Mas achei a capa linda demais.

beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br

Daniella Souza disse... [Responder comentário]

Eu já queria ler esse livro, mas depois da sua resenha, me deu mais vontade ainda de ler. ^^
Amei! :D
Beijo

http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

Minhas Escrituras disse... [Responder comentário]

Oi flor, tudo bem???
Um gostei da história... mesmo com os prós e contras que você falou... e um dos motivos que não me deixaram ler esse livro foi exatamente a sequência.. não leio livros que tem continuação dessa editora porque nunca sai.... Xero!!!

http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

Aline Coelho disse... [Responder comentário]

Até onde sei essa editora fechou =\ vamos torcer para os direitos dos títulos serem comprados por outra editora. Gostei da sua resenha, já tinha visto esse livro pela blogsfera mas ainda não tinha lido resenha. Parece interessante.

Leituras, vida e paixões!!!!

Gisele Ramon disse... [Responder comentário]

Resenha interessante.
http://www.bookspelagi.blogspot.com.br/

Lerissa Kunzler disse... [Responder comentário]

Olá, adorei sua resenha! :D
Ainda não consigo ler esse gênero de livros! hahaha Mas talvez de quando em quando, eu dê uma chance, é bom ler gêneros diferentes.
Beijos, Lerissa
lerissakunzler.blogspot.com.br

Ra-Wa disse... [Responder comentário]

Eu comecei a ler esse livro pelo wattpad quando ela começou a escrever, é um livro maravilhoso mas ainda estou esperando a continuação .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo