Estudos sobre Veneno - Maria V. Snyder

"Ingenuidade e confiança cega podiam ter sido expulsas de mim por Brazell e Reyad, contudo, lá no fundo do meu coração, ainda me agarrava à esperança de que poderia encontrar um amigo de verdade".

Sinopse: Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto. Enquanto tenta encontrar um meio de escapar, rebeldes planejam sitiar Ixia, e Yelena desenvolve poderes mágicos. Sua vida é ameaçada e ela precisa escolher de novo... Estudos sobre veneno, primeiro livro da trilogia As Lendas de Yelena Zaltana, é uma história que encanta como uma poção mágica. O reino criado em detalhes por Maria V. Snyder deixa lugar para novas fábulas com Yelena. Um romance de estreia que impressiona ao mesclar fantasia, suspense e aventura e que foi comparado a Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin pela Publishers Weekly. 


Comentários
Quem acompanha o blog sabe que amo uma boa fantasia, mas fazia um tempinho que não encontrava nenhum livro do gênero que eu já não tenha lido e que me parecesse bom o suficiente. Até que há uns dias atrás encontrei essa série, As Lendas de Yelena Zaltana. Fui procurar saber um pouquinho mais sobre a história, e a cada resenha que lia ficava mais animada com o livro, até que vi no skoob que ele tinha uma avaliação de quase cinco estrelas e que a maioria dos que tinham lido haviam amado a história, diante disso não pude mais adiar a leitura.
Fazia um bom tempo que não lia algo que me prendesse a cada página, tornando impossível parar a leitura. Tenho lido livros muito bons ultimamente, mas sempre conseguia parar e continuar mais tarde, mas com esse foi diferente, li em praticamente um dia, e olha que ele não é tão pequeno assim.
Tentarei colocar um pouco da história aqui, mas acho que vai ser difícil, afinal sempre tenho dificuldades em descrever um livro que amei, parece que as palavras não são o suficiente, mas espero que sejam o bastante para despertar a curiosidade.

Enredo
O território de Ixia é dividido em nove distritos militares, cada um governado por um general e todos são comandados pelo comandante Ambrose. A história se passa na transição de uma monarquia para o militarismo. Como em qualquer outro lugar, havia regras nos distritos militares, chamados de códigos de Conduta, e quando algum desses códigos eram quebrados, o cidadão era detido e preso no calabouço à espera de sua sentença. No caso de Yelena, era a forca por ter sido acusada de assassinar Reyad, o filho do General Brazell.
Yelena é orfã e foi criada por Brazell desde a infância, onde aprendeu muito com eles no orfanato onde vivia, até certos acontecimentos a levarem a atitudes extremas.
Mas no dia que ela acha que será executada, recebe uma nova chance: poderá ser a provadora de comida do Comandante Ambrose para verificar se havia veneno em suas refeições. Tal tarefa poderia ser mortal, mas Yelena não tendo nada a perder acaba aceitando.
Yelena começou a ser treinada por Valek, chefe da segurança pessoal do Comandante. Valek não deixou brechas que permitissem uma fuga, envenenou Yelena com o chamado Pó de Borboleta, assim, se a moça quisesse se manter viva, teria que tomar o antídoto todos os dias.

Narrativa
A história é praticamente ao redor de Yelena, uma jovem orfã que nunca soube o que aconteceu com sua família. Yelena é uma personagem muito forte e corajosa, em muitos momentos havia acontecimentos que se fosse eu no lugar dela, abria o bocão chorar, mas com ela era diferente. Yelena aprendeu a ser forte e a jamais confiar em ninguém, por isso gostava de cuidar de seus assuntos sozinha, por mais difícil que fosse. Só sei que eu queria ter metade da coragem e da força que essa menina tem! É impossível não nos apaixonarmos por ela e não torcer à cada segundo para que tudo dê certo, mesmo com todos os problemas que ela tem (e são muitos), Yelena consegue dar a volta por cima e provar que é capaz de lidar com qualquer coisa.
Ao longo da história vamos conhecendo personagens cativantes e nos deixando gostar deles, mas sempre com uma dúvida, afinal parece que todos que aparecem no caminho de Yelena querem o mal para ela. Conhecemos Valek, o importante chefe da segurança, o típico personagem que parece nunca sentir nada, sempre sério, com um coração de pedra e com um passado extremamente sangrento, mas ao longo da história vamos percebendo que não é bem assim.
Não falarei muito dos personagens, pois espero que vocês possam identificar os bons dos maus enquanto realizam a leitura.
Maria V. Snyder não criou apenas uma história, criou um mundo todo, cheio de personagens, intrigas, paixões e muita magia. Na verdade a magia é proibida em todo território de Ixia, e esse é mais um dos problemas com os quais Yelena tem que lidar, afinal durante sua estadia na residência do Comandante Ambrose, ela descobre que possui certos poderes.
Durante o decorrer da leitura, são feitas várias revelações, desde segredos e espionagem até atentados para tomada de poder, e vemos que as pessoas que menos desconfiávamos estavam envolvidas e aquelas que tinha tudo para fazer esse tipo de coisas, eram inocentes.
O romance não é nada meloso demais (graças a Deus). Na verdade ao longo da história nem vemos romance, vamos somente nos apaixonando pelos personagens e descobrindo um pouco mais sobre eles, somente no final que algo realmente interessante nesse sentido acontece.

Curiosidades
Algo que achei bem interessante, é que no sistema comandado por Ambrose as mulheres poderiam desemprenhar qualquer função, desde que fossem boas naquilo, e todos os cidadãos deviam usar uniformes que mostrasse a função que desempenham e o distrito a que pertenciam.
Sitia é o local onde a magia é permitida e a autoridade do comandante não se faz presente, o que seria o local ideal para Yelena viver, isto é, se ala não tivesse envenenada com o Pó de Borboleta.

Conclusão
Como podem ver, eu super recomendo a leitura! A série apresenta todos os elementos que uma boa história precisa ter, desde a construção dos personagens até a estrutura política, cultural e social.
É um livro viciante e envolvente, em nenhum ponto a história se torna monótona, muito pelo contrário, até os momentos onde a autora descreve a política de Ixia são interessantes e nos fazem entender um pouco mais sobre os personagens e as leis do lugar.
Já comecei a leitura do segundo livro, Estudos sobre Magia e não vejo a hora de ler o último, Estudos sobre o Fogo. A trilogia com certeza me conquistou e está como uma das melhores que já li até hoje!
Só que cuidado, vocês podem perder algumas noites de sono só para saber o que acontece a seguir! hahahaha

Este é um mapa de todo o território de Ixia que é comandado por Ambrose, e de Sitia, local onde a magia era permitida e não havia tantas regras como em Ixia.

E esses são os livros da série. O primeiro Estudos sobre Veneno, o segundo Estudos sobre Magia e o terceiro Estudos sobre Fogo.

13 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Fernanda Ohashi disse... [Responder comentário]

Oi Patricia! Eu não leio muito fantasia, eu lia mais, hoje em dia eu tô numa onda de romances contemporâneos haha mas eu senti a sua empolgação! haha o último que eu li foi da saga encantadas e só porque era dos clássicos *-* e a minha cabeça ainda tá girando haha mas eu anotei aqui na minha agenda pra procurar ^^ adorei a resenha! beijos! http://www.trocandodisco.com.br/

Canal News Fallen Books disse... [Responder comentário]

nossa quanta coisa massa kkk beijos
Ja estou seguindo ^~
livro-azul.blogspot.com.br

Costa disse... [Responder comentário]

se vou perder noites de sono, então, bom, preciso dessa trilogia! (ultimamente não tenho conseguido ler nenhum livro)
achei interessante o livro, e fiquei interessando por essa ixia! e essa veneno de pó de borboleta - caracas - quero saber mais!!!
abçs

gabryel fellipe

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu também sou uma boa fã de ficção, porém nunca ouvi falar desse livro.
Mas ele parece bom principalmente porque o titulo é bem curioso: "Estudos sobre Veneno", acho que vou querer ler. Bjs
http://heybooks.blogspot.com.br

Aline Coelho disse... [Responder comentário]

Patricia parabéns pela leitura e pela resenha. Eu já conhecia essa série, já li muitos elogios ao enredo e a narrativa. Foi ótimo saber que ela também agradou vou. Quem sabe um dia a leia. Valeu pela dica e sucesso na leitura dos outros livros da série!!!
Beijos

Leituras, vida e paixões!!!

bianca jobstraibizer ♡ disse... [Responder comentário]

Não conheço o livro e nem a trilogia, mas faz tempo que não leio algo do gênero, adorei sua resenha <3
Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

Luana Gabriely disse... [Responder comentário]

Assim, não sou muito muuuito fã de livros nesse gênero e estilo, sou mais o velho bom (e clichê) romance mesmo haha, mas vou dá uma olhadinha haha, beijos!

Twitter: https://twitter.com/luanagabriely_
Blog: http://damaindelicada.blogspot.com.br/

Paula Lopes disse... [Responder comentário]

Também adoro uma boa fantasia e curto demais esses mapas! Gostei de saber que o enredo é bom o suficiente como você disse. Dá vontade de ler! Tenha um dia abençoado, beijos.

Blog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br

ANGÉLICA disse... [Responder comentário]

Oii, tudo bem?
Eu amo fantasia! Esse livro me chamou a atenção!
Bjs

http://a-libri.blogspot.com.br

Sil disse... [Responder comentário]

Como assim nunca vi esse livro em lugar nenhum? Conforme fui lendo a resenha fui querendo o livro pra ontem. Quanto mais você elogia mais me dava urticárias para ler o livro. Tem tudo o que gosto. Sem falar nas capas lindas.

Blog Prefácio

Pâm Possani disse... [Responder comentário]

Eu realmente... Achei a história boa, mas o livro demorou para me cativar... Nao sei se foi o momento que eu li, ou se eu nao curto a leitura... Mas eu gostei mais ou menos hahaha Apesar de saber que a história é ótima!
E os outros livros sao dificeis de achar :o
o último entao nem se fale hahah
hehehehehe isso é verdade, fofa
Um beijo!
Pâm - www.interruptedreamer.com

Gislaine disse... [Responder comentário]

Oiii. Não conhecia a trilogia, mas gostei bastante. Adorei as capas também. Amo fantasia e tudo relacionado a magia e gostei da premissa desse livro. Melhor ainda saber que a mocinha não é fraca. odeio as protagonistas fracas. Gostei de conhecê-la =D
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

Cecilia disse... [Responder comentário]

Nunca tinha ouvido falar, mas é exatamente o tipo de história que eu gosto de ler ♥ adorei a resenha

http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/GotasdeCafeblog
Visita e Curte? ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo