Horror em Amityville (Jay Anson)

"Quanto mais racional a explicação, menos sustentável nos parece. E o caso que chamei de Horror em Amityville, continua sendo um daqueles tenebrosos mistérios que desafiam nossa concepção convencional do mundo." (Apêndice)
Título: Horror em Amityville
Autor: Jay Anson
Editora: Círculo do Livro
Páginas: 191
Ano: 1983

Sinopse: Em 13 de novembro de 1974 a polícia do condado de Sufolk recebeu uma chamada telefônica que a levou ao endereço 112 Ocean Avenue, Amityville, Long Island. Dentro da casa a polícia encontrou um crime brutal: o assassinato de uma família inteira enquanto dormia. Poucos dias depois, Ronald Defeo Jr. admitiu que usou um rifle para matar os pais e seus 4 irmãos, alegando ter ouvido vozes que vinham de dentro da casa e que o influenciaram a cometer os crimes. Um ano depois George e Kathy se mudam com os filhos para a antiga casa dos Defeo. Não demora muito para que estranhos eventos comecem a acontecer, afetando a vida da família e indicando que uma presença maligna está oculta na casa.
"Quanto mais racional a explicação, menos sustentável nos parece. E o caso que chamei de Horror em Amityville, continua sendo um daqueles tenebrosos mistérios que desafiam nossa concepção convencional do mundo." (Apêndice)

Resenha: emprestei esse livro de uma amiga minha e estava mega curiosa para ler há um bom tempo. Como alguns devem saber, ele é baseado em uma história real. Tanto que no começo do livro temos o relato de um Reverendo, que diz o que acha da história, e termina esse relato dizendo: 

" Devido às incertezas que cercam o paranormal, eu, que acredito na ciência e na religião, estaria sendo omisso se não advertisse os leitores tanto contra os perigos da arrogância que pretende dominar o desconhecido quanto da bravata que se jacta de controlar o transcendental. O homem sábio sabe haver coisas que desconhece - e o homem prudente respeita o que escapa ao seu controle". 

O livro já começa bom né? hahaha. Bom, é um livro baseado na história de uma casa situada na Ocean Avenue em Amityville onde no dia 13 de novembro de 1974, ocorreu um assassinato em massa. Ronald DeFeo, de 24 anos, matou com um rifle os pais, dois irmãos e duas irmãs e foi condenado à prisão perpétua.  Dois anos depois, a casa foi vendida por 80 mil dólares à família de George Lutz, que mesmo sabendo dos assassinatos, decidiram comprar a casa por ser em um bairro nobre e por estar uma pechincha. 

A história é contada em forma de relato do casal, que mostra os dias se passando e o que acontece a cada dia. A família permaneceu na casa apenas 4 semanas, e depois saíram alegando que uma força psíquica controlava tudo dentro da casa. O assassino da família Ronald, alega que não matou ninguém por vontade própria e que amava sua família, mas os demônios que viviam na casa o obrigaram a fazê-lo

Depois deles terem saído da casa no ano de 1976, iniciaram várias pesquisas sobre a residência, onde a própria Igreja Católica mandou emissários direto do Vaticano à casa para estudar o caso, e concluíram que a casa estava possuída por espíritos que escapavam ao presente conhecimento humano. Depois disso a história foi contada nesse livro pelo próprio casal Lutz. O mais terrível dessa história é o fato dela ser real. Muitos não acreditam nesse caso dos espíritos, mas o assassinato que ocorreu na residência, em que todos foram mortos enquanto dormiam na mesma posição ninguém pode negar que é real. 

O livro contém as plantas da casa de três andares, mostrando inclusive um quarto que não estava na planta, ele foi encontrado por Lutz, que disse que o quarto era todo vermelho e tinha cheiro de sangue. Quem for mais curioso procura na internet que mostra esse quarto. 

A famosa vidente Lorraine Warren e seu marido também relatam o acontecido na casa e participaram do livro, eles ficaram ainda mais famosos depois do filme "Invocação do Mal". 

"O que quer que esteja aqui, em minha opinião, é inegavelmente de natureza negativa. Não é ninguém que já tenha estado na Terra sob forma humana. É um ser das entranhas da terra." Lorraine Warren.

Em alguns momentos eu fiquei com bastante medo para falar a verdade, não é como ler um livro do King, que apesar de serem terror/suspense você lê sabendo que não é real, já esse é diferente. Mas aconselho bastante a leitura, é um livro bem diferente, e por ser curtinho todos podem ler bem rápido. Lendo o livro talvez nunca saberemos até que ponto a história é real, fica para você decidir no que acredita.

Casa real da família de DeFeo que depois foi comprada pelos Lutz:
Família DeFeo (o assassino é o mais velho à direita):
DeFeo depois dos assassinatos:
Casal Lutz, os que compraram a casa dois anos depois dos assassinatos:
Artigo sobre a venda da casa:
Espero que apesar de ser uma história meio pesada, que aqueles que principalmente se interessam pelo gênero, leiam pois não irão se arrepender! E um dos melhores se não o melhor que já li do gênero terror. 

34 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Unknown disse... [Responder comentário]

ai sou muito medrosa pra ler um livro baseado em fatos reais, só de ler sua resenha ja fiquei com medo kkk
seguindo seu blog :3
http://f-alsaprincesa.blogspot.com.br/

Patricia disse... [Responder comentário]

Sério? kkkkkk Dá um medinho mesmo, mas é muito bom o livro, quem sabe um dia vc não cria coragem e lê! hahahah
Beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Gostei muito da sua resenha estou louca pra ler esse livro...bjos

Bruna disse... [Responder comentário]

Li esse livro já faz bastante tempo, quando tinha cerca de 12 anos. Confesso que estava numa vibe de ler livros de terror (Stephen King, Anne Rice), mas esse me assustou bastante justamente por se desenvolver sobre fatos reais. É uma narrativa bem realista, nos fazendo quase estar entre os corredores da casa, o que nos aproxima bastante dos fatos e nos fazendo acreditar no terror que aquela família passou. Cheguei a reler o livro e vi os filmes baseados na história, o que só alimentou o temor que eu já tinha desenvolvido pela história, rsrs. Um excelente livro, mas que eu espero que (pelo menos para mim) continue sendo apenas "ficção", rsrs

Patricia disse... [Responder comentário]

Obrigada Méri, fico feliz que tenha gostado! Leia sim que você vai amar! Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Acho que estou nessa vibe agora, mas com 20 anos e não com 12! hahahaha Estive lendo King tbm, adoro os livros dele, já a Anne Rice eu achei interessante mas não me cativou muito. Realmente, saber que é baseado em fatos reais o torna ainda mais assustador! Assim como vc disse, em alguns momentos parece mesmo que estamos dentro da casa junto com eles! Para mim tbm, deixe que fique só na ficção! hahaha Beijo!

Minhas Escrituras disse... [Responder comentário]

Nusssaaaaaa
Tô um frio na barriga até agora e é claro que fiz o download desse livro e pretendo ler e logo.... Menina fiquei com medo só de ler a sua resenha... Eu gosto de terror... a leitura é muito legal... faz a gente imaginar muitas coisas rsrsrs. Essa história me chamou mais atenção porque são fatos reais... o que me causou um arrepio.... Xero!!!

http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

Unknown disse... [Responder comentário]

Só assisti o filme mesmo, agora deu vontade de ler o livro u-u

Inês Gabriela A. disse... [Responder comentário]

Não leria NUNCA pois sou medrosa e apavorada por natureza, não suporto terror, portanto não leria. Se lesse, provavelmente, não dormiria e prezo muito minhas noites de sono!

memorias-de-leitura.blogspot.com

Aline Coelho disse... [Responder comentário]

Patricia minha linda como te falei vi o filme e achei o mais aterrorizante da minha vida e até hoje lembro de algumas coisas. Lendo sua resenha lembrei e voltei a ficar com medo. Enfim acredito nesse mal que tomou a casa e por isso não tenho coragem de ler. Mas adorei saber sua opinião e da construção da narrativa do livro. Beijo linda!!!

Leituras, vida e paixões!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Patricia disse... [Responder comentário]

Dá um medinho mesmo viiu! A história por ser real faz com que fique ainda mais assustadora (se é q isso é possível) hahahah
Mas vale a pena ler, é um ótimo livro, e bem curtinho que dá para ler em pouco tempo. Espero que vc goste!
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Leia sim, não tem como se arrepender, ele é muito bom!
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

kkkkkk Não tenha medo, ele é muito bom! É só vc ler de dia! kkkkkk Quem sabe um dia vc não arrisca? Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Eu assisti faz um tempão tbm, vou fazer o download dele para assistir de novo! hahaha Mas é um pouco aterrorizante mesmo. Eu tbm acredito, então não levo na brincadeira, acho q essas coisas realmente existem. Fico feliz que tenha gostado, quem sabe um dia vc não arrisca e o lê, é um ótimo livro apesar dessa história macabra. Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Muito tenso mesmo né? hahhaa Mas vale a pena, é assustador mas é um ótimo livro, principalmente para quem gosta do gênero!
Beijo!

Tô Pensando em Ler disse... [Responder comentário]

Eu já assisti o filme, e é muito bom!!!
Tenho o livro, mas confesso que ainda me falta coragem para ler. Só de pensar que é uma história real!!! OMG!! Que medo.

Amei a resenha, muito completa e bem escrita. Fiquei muito feliz. Até me animei mais em ler logo.

Parabéns flor!!

Bjkas

Lelê Tapias
http://topensandoemler.blogspot.com.br/

Kel Araujo disse... [Responder comentário]

Credo! HUAHUAHUAHUA Sou mt medrosa para essas coisas. Nem gosto de ouvir falar disso. Não leria não.

beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br

Tamiris Leitão disse... [Responder comentário]

Estou rindo com sua resenha. kkk
Não me leve a mal Paty, eu sou uma pessoa que quando fica com medo de alguma coisa, meu instinto me leva a rir da situação. Na verdade você deveria ficar orgulhosa, já que assim você cumpriu o seu objetivo que era mostrar a veracidade do livro. kkk

Eu amei sua resenha, e mesmo sabendo que não dormirei nos dois dias consecutivos após a leitura, vou ler em pdf mesmo para não demorar.
Parabéns
beijos ♥
http://pausaparaum-livro.blogspot.com.br/

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Patricia, tudo bem?
Fiquei bem animada com essa leitura! Principalmente com não saber aonde começa e termina a realidade, hehe.
Beijos,
alanahomrich.blogspot.com.br

Patricia disse... [Responder comentário]

É muito bom mesmo! Mas o livro é ainda melhor! hahahaha
Alguns fatos no livro são meio tensos, mas é um ótimo livro, qlqr coisa tenta que esquecer que é baseado numa história real hahaha
Que bom que gostou, mas leia sim, vc vai gostar!
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

kkkkkk é, se vc não é muito fã do gênero eu aconselho a não ler mesmo, eu que gosto fiquei com medo em algumas partes! kkkkkk
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

E eu ri com seu comentário! kkkkk antes rir do que chorar né, tbm fico assim qndo estou com medo! kkkkk Mas fico feliz de atingir meu objetivo! Bom, vc pode tentar esquecer que é uma história real e ler como ficção, ou faz como eu: tudo isso aconteceu naquela casa, as coisas q estão lá não saem de lá, e Amityville está beeeem longe de nós! kkkkkk
Depois me conta o que achou!
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Olá Alana! É um bom livro sim, e como eu disse na resenha, talvez nunca saibamos o que é real ou não, fica mais por conta da imaginação ou da crença de cada um, mas é uma ótima opção de leitura!
Beijo!

jessica rocha da fonseca disse... [Responder comentário]

Deus fiquei super curiosa e com medo com as fotos que você colocou.
Acabei de ler O Iluminado e quero ler algo no mesmo estilo. Acho que vou seguir sua indicação, mas só vou ler de dia.rsrsr!

Beijos e boas leituras!

http://bruxinhaleitora.blogspot.com.br/

Patricia disse... [Responder comentário]

Achei bem interessante as fotos, mas isso só nos deixa com mais medo por ter as provas de que o livro é real kkkkkk Quero muito ler O Iluminado, me falaram q é ótimo! Mas leia esse sim, vc vai amar, já q gosta do gênero. Faz isso, tbm fiz qndo li, só li de manhã kkkkkk
Beijo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Só lendo a resenha, morri de medo. Que coisa horrível! Como uma pessoa tem coragem de matas seus 4 irmãos e seus pais? Nunca irei ler esse livro. Bjs, leeemporai.blogspot.com

Patricia disse... [Responder comentário]

É bem tenso mesmo, mas é um bom livro, só meio assustador por ser real né hahaha Mas se não é do gênero q vc gosta nem adianta ler mesmo :P
Beijo!

Lerissa Kunzler disse... [Responder comentário]

Baseada em fatos reais, que legal! Fiquei mega curiosa a respeito da história, deve ser muito legal mesmo. É bom ficar com um pouco de medo as vezes. hehehe
Beijos, Lery. :D
lerissakunzler.blogspot.com.br

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei! Já está na minha lista de desejados. Eu não sabia que era baseado em uma história real, fiquei super curiosa. Eu conheci o casal de videntes em Invocação do Mau.

http://livrorosashock.blogspot.com.br/

Patricia disse... [Responder comentário]

É uma ótima história sim, dá medo às vezes mas é ótima! kkkkkk Leia sim que não tem como se arrepender, como vc disse, é bom sentir um medinho às vezes, adrenalina! kkkkk
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

É baseado em história real sim, e isso só deixa mais emocionante! kkkkkk Eles ficaram bem famosos por Invocação do Mal, mas já vi eles dando entrevistas em outros programas antes do filme, e vi eles falando de Horror em Amytiville como uma das piores histórias que já viram.
Beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Patricia <3 Amei a resenha e a sinopse, já tinha visto por aí sobre o livro, e agora, fiquei muito mais curiosa hueue. ''Como alguns sabem, ele é baseado em fatos reais.'' Ok, muito mais curiosa agora, amo terror. uhehue Enfim, parabéns pela resenha. ~Jhully.
http://imperiodasserieselivros.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo